BACK
Negócios

Airbus testará energia auxiliar para aviões gerada por hidrogênio durante voo

Fabricante lançou programa de demonstração para explorar, no solo e em voo, nova arquitetura para a geração de energia não propulsiva com uso de células de combustível de hidrogênio.

O Airbus UpNext lançou um novo programa de demonstração para explorar, no solo e em voo, uma nova arquitetura para a geração de energia não propulsiva, por meio do uso de células de combustível de hidrogênio.

Nos aviões convencionais, a APU (Auxiliary Power Unit), um pequeno motor adicional que funciona com combustível de avião tradicional, fornece, juntamente com os motores, a energia necessária para alimentar diversas funções não propulsivas da aeronave, como ar condicionado, iluminação de bordo e energia elétrica para os aviônicos. Com esse novo demonstrador de tecnologia, conduzido a partir de suas instalações na Espanha, a Airbus UpNext substituirá a APU real de um A330 por um sistema de célula de combustível de hidrogênio para gerar eletricidade. Conhecido como HyPower, o demonstrador de célula de combustível de hidrogênio também tem como objetivo reduzir as emissões de CO₂, óxidos de nitrogênio (NOx) e níveis de ruído associados a uma APU tradicional.

Click to continue reading

Novos recursos de design e técnicas de integração também contribuirão para amadurecer a segurança e as operações de futuras aeronaves movidas a hidrogênio e demonstrarão a operação estável de uma célula de combustível em voo, incluindo sua reinicialização.

"Esses testes marcarão uma nova etapa em nossa jornada de descarbonização e no programa ZEROe por meio de uma ambiciosa demonstração de voo que será lançada no ar até o fim de 2025", disse Michael Augello, CEO da Airbus UpNext. "Queremos demonstrar a operacionalidade e a integração do sistema, incluindo o reabastecimento da aeronave com hidrogênio. Demonstraremos esse sistema em condições realistas, subindo a 25 mil pés e voando por uma hora com 10 kg de hidrogênio gasoso a bordo. No entanto, não podemos fazer isso sozinhos, e nossa cooperação com o governo espanhol e parceiros externos será fundamental para viabilizar essa série de testes."

A campanha de testes de voo utilizará um Airbus A330 modificado e um banco de testes de solo do sistema. A Airbus UpNext adquirirá uma unidade de produção de hidrogênio renovável para atender a toda a necessidade da campanha de testes.