BACK
Aviões despejam resíduos do banheiro durante o voo?
monitor7.r7.com

Aviões despejam resíduos do banheiro durante o voo?

Os aviões modernos utilizam dois mecanismos diferentes para ejetar os dejetos, o que varia de acordo com o modelo da aeronave

Viagem

Você já imaginou o que acontece com os resíduos liberados no banheiro do avião? Provavelmente muitas pessoas já pensaram na possibilidade de tudo ser ejetado enquanto o avião está a 10 mil metros de altura, mas essa não é a realidade.

Atualmente, existem dois tipos de sistema utilizados nos banheiros do transporte aéreo, sendo que nenhum deles ejeta os resíduos para fora do avião durante o voo. Os modelos mais modernos são uma descarga a vácuo, enquanto os antigos armazenam fluidos em um produto químico que fica no chão.

“Não há como descartar o conteúdo dos banheiros durante um voo”, afirmou o piloto Patrick Smith ao The Telegraph em 2022. "No final de um voo, o fluido azul, junto com suas contribuições para isso, são aspirados em um tanque na traseira de um caminhão", completou.

Click to continue reading

Antes do banheiro a vácuo, os sanitários nos aviões eram parecidos com os banheiros químicos. Em 1982, a Boeing lançou o sistema a vácuo, que utiliza a diferença de pressão entre a cabine do avião e a atmosfera externa para criar descargas de alta sucção, diminuindo a quantidade de líquido que precisa ser armazenado.

Nas duas formas, que ainda são utilizadas, os resíduos são retirados pela equipe de solo do aeroporto.

O que pode acontecer nas aeronaves é a ocorrência de um acúmulo de gelo nos sistemas de fluidos sanitários e água potável, que podem cair da aeronave. Por esse motivo é necessário uma manutenção adequada dos sistemas de drenagem de aeronaves para evitar que esse material se desprenda do avião.

"De 1979 a 2003, houve pelo menos 27 blocos de gelo azul [grandes] o suficiente para rasgar telhados, esmagar carros, um deles até destruiu uma igreja na Inglaterra", disse o piloto e professor de aviação Ron Bishop, em uma entrevista de 2018. Desde os anos 1980, esses eventos são cada vez mais raros por causa do aumento da utilizadação do vaso sanitário com descarga a vácuo.

Por se tratar de um incidente por manutenção imprópria ou falta dela, e não por um lançamento proposital dos resíduos, é falso dizer que os dejetos humanos são liberados no ar.