BACK
Política

Como prefeito, Haddad não cumpriu metas para a educação infantil em São Paulo

Quando prefeito do município de São Paulo, entre 2013 e 2016, Fernando Haddad (PT), que é candidato ao governo do estado nestas eleições, prometeu entregar 65 escolas municipais de educação infantil e um centro municipal de educação infantil. No entanto, ao final da gestão, foram implantadas 34 unidades. Outras 22 obras estavam em andamento no término do mandato do petista. Nove escolas não haviam saído do papel.

O número foi divulgado em balanço no Diário Oficial do Município em 31 de dezembro de 2016. O plano de metas é uma exigência da Lei Orgânica de São Paulo desde 2008. Desde então, todo prefeito eleito precisa apresentar em até 90 dias um programa com as prioridades do governo, indicadores e metas para cada setor.

No caso da construção das escolas, a prefeitura não justificou o motivo de a meta não ter sido concluída, mas afirmou que seria possível atingir o objetivo com a "construção de novos equipamentos com recursos do município e em parceria com o Governo do Estado de São Paulo".

Click to continue reading

Além da construção de escolas municipais, o governo de Haddad se comprometeu a obter terrenos, projetar, licitar, licenciar e construir 243 centros de educação infantil. Até a divulgação do balanço, haviam sido concluídas as obras de 45 dessas escolas, e 53 ainda estavam com obras em andamento.

A prefeitura alegou que essa meta não foi cumprida por causa das dificuldades de encontrar terrenos públicos que viabilizassem a construção de novas unidades e da falta de recursos federais para as obras. Na época, a Secretaria Municipal de Educação optou por atender à necessidade adicional de vagas por meio da rede conveniada.

No atual plano de governo para uma eventual gestão 2023-2026 à frente do Palácio dos Bandeirantes, Haddad não cita a quantidade de escolas que pretende construir, mas diz que, se eleito, vai investir na "implementação de ousado plano de reforma das escolas e investir na infraestrutura das escolas".