BACK
Congonhas-Santos Dumont foi a rota mais voada da América Latina
noticias.r7.com

Congonhas-Santos Dumont foi a rota mais voada da América Latina

Trecho ficou em primeiro lugar no ranking dos mais voados de toda a América Latina no primeiro semestre de 2023, segundo a Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo

Viagem

A força do mercado doméstico do Brasil, que hoje é o maior da região, é comprovada com a rota Congonhas–Santos Dumont em primeiro lugar no ranking das mais voadas de toda a América Latina. O trecho é quase 20% mais voado que o segundo colocado, Bogotá–Medelin (Colômbia).

O voo (BSB–CGH) que parte da capital federal para o aeroporto de Congonhas, em São Paulo, também está entre as dez principais rotas, de acordo com levantamento da Associação Latino-Americana e do Caribe de Transporte Aéreo – Alta, no primeiro semestre de 2023 (janeiro a junho).

Os dados comprovam o alcance do mercado doméstico brasileiro, que, de acordo com a Anac, transportou em junho 7,2 milhões de passageiros, o maior resultado para o mês desde 2015.

Click to continue reading

O CEO da Alta, José Ricardo Botelho, explica que o Brasil se recuperou no tráfego doméstico, porém no segmento internacional segue abaixo de outros mercados da região. “Apesar de o Brasil ser o país da LAC que se conecta com mais regiões, o México tem quase três vezes o número de rotas internacionais. Ou seja, existe ainda um grande potencial a ser explorado pelo nosso país.”

Em termos comparativos, as companhias aéreas do Brasil ligam 27 países em seis regiões (América do Norte, América Latina, Europa, Oriente Médio, África e Ásia-Pacífico) e possuem 114 rotas internacionais e mais de 400 domésticas.

As companhias colombianas conectam 27 países em três regiões diferentes (América Latina, América do Norte e Europa), com 109 rotas internacionais e 105 nacionais.

Já as empresas aéreas mexicanas se unem a 31 países em quatro regiões (América Latina, América do Norte, Europa e Ásia-Pacífico), além de 305 rotas internacionais e 216 domésticas.