BACK
Negócios

Justiça americana decide mandar fundador da FTX de volta à prisão

A Justiça dos Estados Unidos decretou a prisão imediata do empresário Samuel Bankman-Fried, fundador da corretora de criptomoedas FTX, na sexta-feira (11/8).

Aos 31 anos, Bankman-Fried cumpria prisão domiciliar na residência de seus pais, em Palo Alto, na Califórnia, desde dezembro do ano passado. O julgamento do ex-bilionário deve ter início nas próximas semanas, em Nova York.

A prisão foi decretada pelo juiz federal Lewis A. Kaplan, que acolheu um pedido dos promotores que investigaram o escândalo envolvendo a FTX. A empresa, que era uma das maiores do mercado cripto, entrou em colapso depois de vir à tona uma série de fraudes relacionadas aos recursos depositados pelos clientes.

Click to continue reading

Os promotores alegaram que Bankman-Fried teria tentado intimidar uma das testemunhas no processo, Caroline Ellison, ex-CEO da Alameda Research, braço de investimentos da FTX, e ex-namorada do empresário.

Em dezembro do ano passado, Ellison afirmou, em depoimento, que a FTX tinha plena consciência de que estava enganando credores e utilizando dinheiro dos investidores para inúmeras operações de crédito e outras negociações. Ela se declarou culpada nas acusações de fraude e passou a colaborar com os promotores federais de Manhattan.

Investigações apontaram que o dinheiro recebido por Bankman-Fried se misturava aos fundos da Alameda Research e era usado para financiar investimentos em vários empreendimentos, além de compra de imóveis e doações políticas – tudo isso sem o conhecimento dos investidores.

No fim de 2022, Bankman-Fried, que havia sido preso, foi solto pela Justiça após pagar fiança de US$ 250 milhões (o equivalente a quase R$ 1,3 bilhão). O acordo tomou como base a parte de Bankman-Fried na casa da família, em Palo Alto, além de uma longa lista de requisitos para que o acusado permanecesse em liberdade no decorrer do processo.

Além de pedir a revogação da fiança do fundador da FTX, os promotores, agora, solicitaram que fosse imposta uma ordem de silêncio a Bankman-Fried, de modo que ele não pudesse se manifestar publicamente antes do julgamento.

As acusações contra Bankman-Fried

Bankman-Fried é alvo de oito acusações criminais, incluindo fraude eletrônica, conspiração, fraude de valores mobiliários e lavagem de dinheiro. Ele foi indiciado pelas autoridades dos EUA e pode pegar uma pena total de até 115 anos de prisão.

Se condenado, o ex-CEO da FTX pode pegar 20 anos de prisão por cada acusação de fraude eletrônica e lavagem de dinheiro, além de cinco anos por cada fraude no mercado de valores mobiliários e no financiamento de campanhas políticas.

De acordo com a Comissão de Valores Mobiliários e Câmbio dos EUA, o fundador da FTX orquestrou “uma fraude massiva, desviando bilhões de dólares dos fundos de clientes da plataforma de negociação para seu próprio benefício pessoal e para ajudar a aumentar seu império criptográfico”.

A comissão apresentou um documento de quase 30 páginas com acusações contra o empresário, incluindo o desvio de recursos dos clientes para aplicações de alto risco na Alameda Research.