BACK
Ciência & Tecnologia

Missão Artemis tenta ir à Lua hoje às 15h17

Será que agora vai? A Nasa vai tentar, pela segunda vez, enviar a missão Artemis 1 à Lua. O lançamento está previsto para acontecer neste sábado (3), às 15h17, e será transmitido ao vivo. A primeira tentativa aconteceu na segunda-feira (29), mas foi abortada devido a problemas técnicos no foguete, incluindo uma possível rachadura (depois descartada), um pequeno vazamento de hidrogênio líquido (o combustível), e o superaquecimento de um dos motores RS-25 do enorme SLS (Sistema de Lançamento Espacial).

"Nós não lançaremos até que esteja tudo certo", disse o administrador da Nasa, Bill Nelson, na ocasião. Ele lembrou do programa do ônibus espacial, cujo primeiro voo, em 1981, foi um sucesso após ser adiado por quatro vezes. "É uma máquina complicada, um sistema complicado. Não acenderemos a vela até que esteja pronto para ir.".

Desde estão, engenheiros e controladores estão analisando as causas e remediando as falhas. A agência espacial garante que o foguete está preparado e estável, posicionado na plataforma 39B do Centro Espacial Kennedy (KSC), na costa da Flórida. A missão é altamente simbólica para Estados Unidos, cinquenta anos após o final do icônico programa Apollo — em 1972, o homem pisou na Lua pela última vez. Por isso, haverá ampla cobertura, com uma transmissão ao vivo a partir das 13h15.

Click to continue reading

Acompanhe no canal da Nasa:.

https://www.youtube.com/watch?v=CMLD0Lp0JBg&feature=emb_imp_woyt

A transmissão continuará durante toda a injeção translunar (manobra para colocar a nave no caminho correto à Lua), até a separação da cápsula Orion — que então seguirá sozinha para nosso satélite. Atualizações serão divulgadas constantemente nas horas seguintes, incluindo as primeiras vistas da Terra a partir do espaço, registradas pelas câmeras da cápsula, que não terá astronautas a bordo.

Caso o lançamento precise ser adiado novamente, seja por problemas técnicos ou interferências climáticas, a próxima opção de janela de lançamento é na segunda-feira (5). Lembrando que é início da temporada de tempestades na região.