BACK
Ciência & Tecnologia

Nasa adia mais uma vez a missão Ártemis para a Lua; veja o motivo

Mais uma vez, o lançamento do foguete para a missão Artemis foi adiado pela Nasa. Ele estava previsto originalmente para a próxima terça-feira (27). A agência norte-americana de exploração espacial anunciou hoje (24) que terá de alterar seus planos por causa da tempestade tropical Ian.

O fenômeno climático, que foi elevado à categoria de tempestade tropical ontem (23), vem avançando pelo Caribe e deve ganhar mais forças nos próximos dias.

Segundo o Centro Nacional de Furacões dos EUA, os modelos matemáticos preveem que a tempestade evoluirá para um furacão e atingirá a Florida, onde fica o Centro Espacial Kennedy, em meados da próxima semana.

Click to continue reading

Para evitar qualquer possível dano ao foguete SLS (sigla em inglês para “sistema de lançamento espacial”), a Nasa considera protegê-lo na estrutura conhecida como Prédio de Montagem de Veículo (VAB, em inglês), efetivamente impossibilitando a partida na terça-feira.

“Em uma reunião nesta manhã de sábado, os times decidiram interromper os preparativos para o lançamento, para permitir que a configuração do sistema possa levar o SLS e a nave Orion ao VAB”, informou a agência em um comunicado.

Ainda segundo o texto, engenheiros devem decidir se vão “guardar” o foguete apenas amanhã (25), de modo que ainda tenham mais um dia para “coleta e análise de dados” sobre a trajetória de Ian.

Caso o veículo não seja guardado e permaneça no ponto de lançamento, ainda seria possível iniciar a missão na data-reserva que a Nasa já havia definido: 2 de outubro. Caso ele seja de fato levado ao VAB, a logística é bem mais complexa. Há estimativas de que a próxima janela viável de lançamento seria apenas em dezembro.

Terceiro adiamento

A Artemis 1 está preparada na plataforma desde meados de agosto. A Nasa já havia tentado disparar o foguete em 29 de agosto e 3 de setembro, mas teve problemas técnicos em ambas as datas.

Na última semana, engenheiros e técnicos trabalhavam para solucionar a falha ocorrida na última tentativa: um vazamento de hidrogênio líquido na interface entre o SLS e a torre de lançamento.

Duas selagens foram substituídas nesta parte do veículo. Um longo teste na quarta (21) havia comprovado que o problema havia sido resolvido. Tudo estava certo para o dia 27… até a chegada de Ian.

Humanos na Lua em 2026

A Artemis é um conjunto de missões que planeja levar o homem de volta à Lua, para estabelecer uma presença humana constante no satéite e utilizá-lo como ponto de partida para outras explorações (especialmente Marte).

Este primeiro lançamento é conhecido como Artemis 1. Ele não é tripulado: servirá apenas para enviar a nave Orion para orbitar a Lua, coletar informações e retornar.

Se esta fase for bem sucedida, a previsão é que a Artemis 2 leve astronautas para orbitar a Lua em 2024. Somente a Artemis 3 levará humanos ao solo lunar, provavelmente em 2025 ou 2026.

Créditos: Portal UOL.