BACK
O grupo católico ultraconservador brasileiro que está em conflito com o Vaticano - BBC News Brasil
www.bbc.com

O grupo católico ultraconservador brasileiro que está em conflito com o Vaticano - BBC News Brasil

Herdeiro da TFP (Sociedade para Tradição, Família e Propriedade), o grupo se espalhou por mais de 70 países pregando o tradicionalismo religioso e sofreu intervenções da Santa Sé durante o pontificado do Papa Francisco, após investigações de denúncias feitas por fieis.

Cultura & Entretenimento

No início do mês passado, o padre Anderson Marçal, pároco da Paróquia São Judas Tadeu, em Rio Branco (AC), recebeu uma ligação que o deixou preocupado. Uma fiel da igreja contou que havia recebido a visita de dois jovens membros do grupo católico Arautos do Evangelho que citaram o nome de Anderson e de outro pároco e estavam pedindo dinheiro para custear seminaristas.

Em seguida, outras famílias da comunidade relataram ter recebido visitas e até enviaram fotos no grupo de Whatsapp da paróquia.

Criado no Brasil pelo monsenhor João Clá Dias, o grupo católico Arautos do Evangelho se espalhou por mais de 70 países pregando o tradicionalismo religioso. Seus membros - que incluem leigos e sacerdotes - vivem juntos em imóveis da entidade, incluindo um edifício que imita um castelo na Serra da Cantareira, em São Paulo.

Click to continue reading

Com cerca de 3 mil membros no Brasil, a entidade faz evangelização e promove eventos artísticos religiosos. No início de dezembro, o coral dos Arautos se apresentou para o presidente Jair Bolsonaro durante a cantata de Natal realizada no Palácio do Planalto.

O problema com a visita feita por eles às famílias da paróquia São Judas Tadeu é que o padre Anderson não só não tinha qualquer relação com os Arautos do Evangelho como não conhecia os jovens que estavam usando seu nome para arrecadar dinheiro.