BACK
Política

OCDE convida Brasil a iniciar negociação para entrada na entidade

Nesta terça-feira (25) o conselho de ministros da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) aprovou o convite para que o Brasil inicie a abertura de discussões para adesão à entidade.

Segundo a agência, o convite é uma proposta formal para que o País passe a negociar sua entrada na organização. A previsão é que a adesão efetiva ocorra em três a cinco anos.

O processo de entrada foi aprovado durante uma reunião do conselho, em Paris.

Click to continue reading

Considerada uma espécie de “clube dos países ricos”, os membros da OCDE se comprometem com o cumprimento de boas práticas para o funcionamento de seus governos e economias.

A aprovação do convite ao Brasil foi revelada pelo jornal Valor Econômico e confirmada pelo governo brasileiro.

A conclusão das discussões, contudo, é estimada em 3 a 5 anos.

O governo brasileiro fez em 2017 um pedido para que o País seja membro da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A entrada na OCDE se tornou uma das prioridades da política externa do governo Bolsonaro.

Em 1961, foi fundada a Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE), que congrega 38 países-membros, basicamente países desenvolvidos e alguns emergentes, cuja finalidade é estabelecer diálogos, analisar políticas e medidas econômicas, políticas e sociais com vistas a definir e implantar ações para estimular o crescimento econômico, o comércio internacional, a cooperação entre as nações e a melhoria nas condições de vida.