BACK
Social & Lifestyle

Sexo de luz acesa ou apagada? Sexóloga explica qual a melhor opção

Entre os dramas “não sexuais” que permeiam o sexo, a disputa clássica “luz acesa versus luz apagada” é uma das mais famosas. Apesar da opinião pública e gosto pessoal de cada um, especialistas e estudos já apontaram que a luz acesa tende a ser a melhor opção.

De acordo com a sexóloga Camila Gentile, Cientistas da Universidade de Siena, na Itália, descobriram que o uso de uma caixa de luz, similar às empregadas em terapias de luz para tratar certos tipos de depressão, eleva os níveis de testosterona.

“Isso motivou o registro de maiores níveis de satisfação sexual. Entende-se que a luz acesa pode beneficiar o desempenho sexual. Outro ponto que vale observar é que algumas pessoas têm maior desempenho no processo expiatório, pois gostam de ver o corpo do outro, entre outras coisas”, explica a terapeuta.

Click to continue reading

Para além de questões fetichistas ou científicas, há que se observar também o que pode estar por trás da preferência pelas luzes apagadas no sexo: autoestima baixa e insegurança com o próprio corpo. Na maior parte das vezes, essas situações atingem o público feminino.

“Muitas mulheres têm insegurança com seus corpos, vulvas e estão com receio de terem seus corpos julgados pelo parceiro. Dessa forma, acabam se privando de ter essas experiências com a luz acesa”, diz.

Para resolver essas questões, Camila indica, além de um bom papo entre o casal, utilizar velas para ir quebrando o escuro aos poucos e, ao mesmo tempo, criar um clima.

Por fim, Gentile reafirma a importância da luz acesa no sexo, ainda que seja uma luz indireta e mais suave. “Acho que não cria conexões e sexo é conexão, experimento e envolvimento; mesmo sendo só sexo”, finaliza.