BACK
Turistas estão presos em Noronha há uma semana após restrição da Anac
www.metropoles.com

Turistas estão presos em Noronha há uma semana após restrição da Anac

Cerca de 30 pessoas não conseguem deixar a ilha por conta da proibição do pouso de aeronaves com motores a reação, chamados de turbojatos

Viagem

Turistas tentam deixar Fernando de Noronha há uma semana, mas sem sucesso. O “perrengue chique” está acontecendo com cerca de 30 passageiros da Gol Linhas Aéreas desde a última quarta-feira (12/10), dia em que a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) proibiu o pouso de aeronaves com motores a reação, chamados de turbojatos.

A decisão se deu por conta das condições da pista do aeroporto. De acordo com a agência, ela apresenta rachaduras no asfalto. A proibição faz parte da verificação de risco à segurança das operações, dos passageiros e tripulantes e vale por prazo indeterminado, segundo a Anac.

O impedimento vale para as aeronaves modelos Boeing e Embraer, que transportam mais de 110 pessoas e eram utilizadas pelas companhias para voos à ilha. Para contornar a proibição, a Azul, por exemplo, fez a substituição por aeronaves ATR72-600, com capacidade para 70 passageiros.

Click to continue reading

Em entrevista ao G1, Samuel Prado, gerente executivo da Dix, empresa responsável pela administração do Aeroporto de Fernando de Noronha, explicou que o pavimento da pista está saturado e precisa de reforma. Em nota, a Secretaria de Infraestrutura e Recursos Hídricos de Pernambuco (Seinfra) informou que a expectativa do governo é de executar a obra emergencial na pista em 60 dias.

Situação deve ser resolvida em breve

Segundo informações do G1, os passageiros que esperam por um voo relataram que funcionários da Gol avisaram, no aeroporto, que é necessário que haja vaga em um voo da Azul para que eles possam ser alocados. Já a companhia aérea comunicou que deve realizar, nesta quarta-feira (19/10), “uma operação extra” para atender os clientes que compraram o trecho Noronha-Recife e permanecem na ilha.

Quem estava com passagem comprada para a ilha pode remarcar a viagem, pedir crédito ou reembolso diretamente pelo site da empresa ou ligar para a Central de Atendimento no 0300-115 2121.

As pessoas que tiveram a passagem cancelada podem ser acomodadas em outra aeronave com voo permitido, receber crédito para usar posteriormente ou ter o cancelamento da passagem e o ressarcimento do valor. Quem não conseguir resolver a situação e se sentir prejudicado deve acionar a Justiça.