Cultura & Entretenimento
NEPOTISMO E CORRUPÇÃO: O INACREDITÁVEL PAPADO DE ALEXANDRE VI
NEPOTISMO E CORRUPÇÃO
O INACREDITÁVEL PAPADO DE ALEXANDRE VI
*ADVERTÊNCIA: Conteúdo não recomendável para portadores de deficiência cognitiva ou frescura acentuada grave!
Volker Reinhardt- escritor e historiador alemão - traz à luz fatos da história do papado compartilhando com o leitor profundo trabalho de investigação e pesquisa em sua obra -Alexandre VI: Bórgia, o papa sinistro . Sua reconstituição da vida do papa Alexandre VI resulta precisão em um relato ainda mais surpreendente do que qualquer ficção. Em seus mais de 2 milênios de cristianismo, nenhum papa foi tão polêmico e sinistro quanto Alexandre VI. Nascido Rodrigo Borgia em Valência - Espanha- no dia de hoje, 1 de janeiro, em 1431. Foi ordenado diácono aos 24 anos; e sacerdote, aos 37. Desde de então, não parou de ascender na hierarquia da Igreja Católica utilizando-se de meios escusos e obscuros. Durante seus 11 anos de pontificado, o Vaticano foi transformado em quartel-general de guerras, palco de envenenamentos, assassinatos, subornos, chantagens, corrupção, venda de indulgências, nepotismo, promiscuidade da Igreja e nepotismo no mais alto grau.
Bórgia levou uma vida distante da carreira religiosa e passa a ter um relacionamento com a romana Vanozza dei Cattanei, com quem teve quatro filhos: João, César, Godofredo e Lucrécia Bórgia.
A participação do sumo pontífice em orgias e bacanais envolvendo até 50 mulheres tornaram-se conhecidas entre os romanos. Da sua vida lasciva de relacionamentos com mulheres da nobreza e com prostitutas deixou também inúmeros filhos bastardos..
Após a morte do Papa Inocêncio VIII, para conseguir os votos no conclave (a eleição para o novo papa), ofertou bispados, terras, posições na Igreja e mulas repletas de prata para seus colegas cardeais. Rodrigo foi eleito Papa Alexandre VI, em 11 de agosto de 1492. No entanto, o seu principal legado foram as Bulas Alexandrinas, iniciando a divisão de terras entre portugueses e espanhóis de modo a incluir, como possessão de Portugal, parte do que é hoje o Brasil. A ação foi definitivamente confirmada com o Tratado de Tordesilhas, no papado de Júlio II.
Após 11 anos de governo como papa, Alexandre VI sofreu com uma grave doença, falecendo no dia 18 de agosto de 1503, aos 72 anos de idade. Seu sepultamento ocorreu na igreja Santa Maria in Monserrato, na Espanha, e seu sucessor foi o Papa Pio III, encerrando um dos períodos mais libertinos e depravados da Santa Igreja Católica Apostólica Romana.
Jeremy Irons, o ator irlandês interpreta o papa Alexandre VI (imagem) na série Os Bórgias- disponível na Netflix.
Recomendo consumir sem moderação!
*imagem: Cena da Família Papal - Os Bórgias . Divulgação
Tags: Vaticano, Papa, corrupcao, Igreja Católica, Volker Reinhardt, Alexandre VI