BACK
Um humilde e simples conselho para o ano-novo
pt.aleteia.org

Um humilde e simples conselho para o ano-novo

Não sabemos o que o ano novo reserva para nós. Portanto, devemos encarar o desconhecido com a certeza de que Deus nos proverá o necessário.

Social & Lifestyle

"Bem, existem alguns erros tentadores que devemos evitar. Otimismo sem sentido e pensamento positivo combinados com um presunçoso “Não se preocupe! Tudo vai ficar bem!” [...] Por outro lado, existe também uma opção mais sombria, um caminho mais adequado ao meu temperamento melancólico altamente desenvolvido, a saber: “Estamos condenados! Vai piorar! O julgamento de Deus está sobre nós! Vamos orar por uma morte rápida e misericordiosa para não invejarmos os mortos!”

Entretanto, essa resposta ofuscante à escuridão (escuridão real e imaginária) bloqueia as avenidas da graça e prejudica todas as virtudes naturais. [...] O que, então, devemos fazer nós, discípulos de Cristo, no início de um ano novo? Lembre-se da velha piada: “Se você quiser fazer Deus rir, conte-lhe seus planos!””

Há uma pepita de sabedoria nessa afirmação, e alguns grãos de veneno também. A sabedoria está no reconhecimento de que o conhecimento, a bondade e o poder de Deus excedem infinitamente os nossos, e simplesmente não somos capazes de moldar o mundo de acordo com nossas percepções, inspirações e inclinações. À medida que fui envelhecendo, vi os destroços de muitos dos meus planos, certezas e resoluções atrás de mim. A vida me lembrou repetidamente que Ele é muito maior do que eu. Dito isso, não quero dar a impressão de que estou aconselhando a todos que desistamos e deixemos a maré cair sobre nós. Essa é uma tentação que devemos evitar.

Click to continue reading

Em vez disso, aconselho que façamos algo que seja ao mesmo tempo humilde e ousado: vamos cumprir nosso dever. Vamos cumprir nossas obrigações, promessas e compromissos. [...] Fraco e limitado como sou, optarei, então, por conduzir-me como quem vive num mundo incerto e que tem a certeza de que no final dos seus dias terei de enfrentar Deus.

Quando estou confuso, desanimado, assustado, tentado ou angustiado, pergunto: “O que posso fazer de bom agora?” E se eu não tiver vontade de fazer isso, vou me perguntar: “O que posso fazer agora para provar a Deus que sou grato por todas as Suas misericórdias e bênçãos?”."

Tags: 2020, Ano novo, Oração, Deus