BACK
Ciência & Tecnologia

O rover que andará em Marte

A NASA tem divulgado que pretende aterrissar em Marte na próxima década e que o veículo especial, o Mars Rover Concept, desenvolvido para explorar o Planeta Vermelho, não deixara o nosso planeta por enquanto.

O Mars Rover Concept é uma criação da Parker Brothers Concepts e contou com a participação dos engenheiros da NASA no desenvolvimento do projeto. O veículo pesa 2.721 kg e tem 3,3 metros de altura, podendo levar até quatro passageiros.

A missão do protótipo, que mais parece um Batmóvel, é incentivar a educação, despertando o interesse dos jovens, principalmente. O carro futurista com seis rodas gigantescas é movido por uma combinação entre motor elétrico, painel solar e bateria de 700 volts.A NASA ainda investiu em uma tecnologia que pode separar o veículo no meio. A parte dianteira é projetada para explorar o solo, equipada com rádio e GPS, enquanto a traseira funciona como um laboratório que pode se desconectar para pesquisa autônoma.

Click to continue reading

Segundo a Nasa podem surgir outras versões mais sofisticadas do veículo no futuro que serão pilotadas por astronautas em Marte. O próximo Rover terá que procurar por sinais de vida microbiana passada e coletar amostras para um possível retorno futuro para a Terra.

O carro futurista pode ser visitado no Complexo de Visitantes do Centro Espacial Kennedy na Flórida, Estados Unidos. Inclusive a Lego disponibiliza uma versão combinada com o espírito de promover a ciência e a educação. A lego oferece uma versão do Mars Rover para quem deseja explorar esta máquina com suas mãos.