BACK
Cultura & Entretenimento

Conheça a Rota Ferroviária do Vale do Café

Isso mesmo! Se você é um apaixonado pelas antigas estações ferroviárias e pelo seu legado, o Vale do Café vai te surpreender!

Venha fazer esta bela Rota Ferroviária, a menos de duas horas do Rio.

Um passeio para toda a família!

Clique para continuar lendo

Memorial do Trem

Vassouras

O museu reúne um acervo com ferramentas de ferrovias, relógios, carimbos, calculadoras e faróis antigos. Tudo usado pelos ferroviários antigamente. No local, onde também foi a antiga estação ferroviária, há uma locomotiva sobre os trilhos.

Aberto de quarta a domingo. Quarta a sexta de 10 às 16h, sábados de 09 às 16h e domingo 08 às 16h.

(24) 2491.9018

(24) 99326.9856

[email protected]

@visitevassouras

Memorial do Trem

Miguel Pereira

O museu reúne um acervo com grande número de fotografias e objetos da estrada de ferro, como telefones, aparelhos de tipografia, balanças, brasões ferroviários, peças de locomotivas a vapor, entre outros que fizeram parte da intensa atividade ferroviária no município e da vida da comunidade.

(24)2484-8515

(24) 2484 2273 (Memorial do Município)

[email protected]

Rua General Ferreira Amaral, Miguel Pereira/RJ CEP 26900-000

Viaduto Paulo de Frontin

Miguel Pereira

O Viaduto Paulo de Frontin é o único viaduto em ferro e em curva no mundo. É uma construção monumental, de arquitetura belga, construída em 1897, pela mesma empresa que fez a Torre Eiffel. Sua majestosa estrutura metálica treliçada, formando um grande arco sobre o rio Santana possui 82 metros de comprimento e 32 metros de altura. Está localizado próximo à estrada de Vera Cruz, no município fluminense de Miguel Pereira. Atualmente é utilizado por praticantes de rapel.

Vera Cruz, Miguel Pereira - RJ, 26900-000

Túnel 12 e 12 BIS

Mendes

Considerados os maiores túneis ferroviários do mundo à época de sua construção. O túnel faz parte da ferrovia, construída por empresas inglesas e americanas, contratadas por D. Pedro II, a fim de transportar a produção de café da região. O Túnel 12 foi construído entre 1858 e 1865 com 2 quilômetros e 233 metros, foi. Um segundo túnel, o 12 Bis, ainda maior, foi construído em 1914, com 2 quilômetros e 245 metros. Localização: Estação do Bairro Humberto Antunes – Mendes/RJ.

Parada Engenheiro Neri Ferreira

Mendes

Um dos cartões postais da cidade, a estação foi inaugurada em 1911, é apontado como a imagem mais significativa de Mendes, pois foi construído para atender à grande demanda das indústrias locais que estavam em intensa atividade. Todo construído em pinho de riga, conhecida madeira nobre, sua edificação representa o que houve de mais belo e bom gosto outrora e, por conseguinte, representa um período extremamente próspero do município. Atualmente a Estação encontra-se fechada, mantendo-se em seu interior alguns documentos e registros da Cultura da Cidade de Mendes. Não está aberta à visitação.

Estação Ferroviária

Engenheiro Paulo de Frontin

Construída com tijolos maciços aparentes e detalhes em branco, de inspiração inglesa, foi inaugurada em 1863 com o nome de Rodeio. Recebeu a denominação atual por volta de 1920 em homenagem ao engenheiro que projetou a linha férrea da região.

Estação Ferroviária

Morro Azul

Pequena estação à beira da estrada, no centro da localidade de Morro Azul, onde funciona a subprefeitura.

Estação Ferroviária

Sacra Família

Pequena réplica da estação, no centro de Sacra Família, lugarejo mais antigo da região.

Estação Ferroviária

Vassouras

Estação no centro da Cidade, onde funciona o Memorial do Trem, o Centro de Atendimento ao Turista Municipal, e o Escritório do Vale do Café CVB .

Estação Ferroviária

Barão de Juparanã

Grande estação com uma torre e relógio que hoje é administrada pela prefeitura de Valença, cidade à qual pertence o distrito de Barão de Juparanã. Abriga diversas salas.

Para mais informações, acesse nosso site. https://valedocafeturismo.com.br/o-que-fazer/descobertas-culturais/caminhos-da-estrada-de-ferro/

Tags: Trem, Ferrovias, Estações Ferroviárias, Turismo Ferroviário, ferrovia, TRemzinho, Maria fumaça