Social & Lifestyle
Conheça Andreia Pit, uma mulher forte nascida no Vale do Café e que inspira tantas outras
Andreia Alves da Silva nasceu, em 29 de dezembro de 1974, no Hospital Eufrásia Teixeira Leite, na cidade de Vassouras. Filha de José Roberto Silva e Neuza Alves Silva, Andreia tem três filhos: Tamires, Filipe e Yasmim.
Moradora do bairro São José, em Vassouras, Andreia “Pit”, como é mais conhecida, frequentou escolas públicas da cidade. Ela estudou no Colégio Estadual Centenário e na Escola Municipal Prefeito Severino Ananias Dias, onde concluiu seus estudos no Ensino Fundamental Nascer e viver em uma cidade de tanta importância histórica e cultural para o Brasil fizeram com que Andreia se apaixonasse pela cultura e pelo turismo. Essa paixão a impulsionou a estudar Turismo, Gestão Cultural e Políticas Públicas, na Universidade Severino Sombra, em Vassouras.
Desde muito cedo, Andreia se dedicou ao Patrimônio Histórico-Cultural de Vassouras, que é a parte da cidade que mais aprecia. Entre muitas atividades ligadas à história e ao turismo da região, seus trabalhos de maior destaque foram realizados na Casa da Cultura de Vassouras e no Museu Casa da Hera, quando ficou mais conhecida como grande propagadora da cultura africana e de seus descendentes no Brasil. Andreia pretende continuar ainda por muito tempo contando histórias que falam das suas raízes e do local onde nasceu, pois tem muito orgulho e amor por sua cidade e pela cultura de seus ancestrais africanos e afro-brasileiros.
Quem pensa que seu trabalho se resume a contar histórias em museus e centros culturais se engana. Andreia já participou de revistas, filmes e comerciais de TV. Seu mais recente trabalho é sob o pseudônimo de Mariana Crioula e inspirado na líder de uma insurreição escrava na região, mostrando a força, o grande poder, a destreza e o valor da mulher negra. Segundo ela, dar vida à Mariana Crioula nos dias de hoje é dar vida a um símbolo nacional de luta pela liberdade que eterniza o ser humano.
O reconhecimento pelo seu trabalho veio ao longo da carreira através de alguns prêmios importantes. Entre muitos, ganham destaque a Medalha de Mérito Municipal Eufrásia Teixeira Leite, o Sarau Itinerante ao Pé da Letra e a Medalha Melhores de 2016 do Congresso da Sociedade de Cultura Latina - Seção Brasil.
Além de tantas coisas importantes que realiza, Andreia ainda encontra tempo para fazer o que mais gosta: viajar, contar histórias e dançar jongo. É uma grande apreciadora da cultura e das tradições de um modo geral e, principalmente, adora compartilhar seus conhecimentos com crianças, jovens e adultos.