BACK
Social & Lifestyle

Na semana do Dia Internacional da Mulher: conheça a proprietária e administradora da Fazenda Alliança, Josefina Durini

A primeira visita de Josefina Durini ao Vale foi em 2001, quando ela se encantou com a história e as belezas naturais da região abençoada pela Mata Atlântica. O local proporcionou a ela desenvolver suas grandes paixões através da Fazenda Alliança Agroecológica: fazer o restauro arquitetônico e desenvolver a produção agroecológica.

Localizada em Barra do Piraí, no Vale do Paraíba do Sul Fluminense, a Alliança é uma fazenda histórica dos tempos áureos do café. Em 2007, a administradora a adquiriu em muito mal estado de preservação e sem nenhum tipo de produção agropecuária. A fazenda precisou passar por uma grande reforma edilícia e começar do zero com novas produções agropecuárias. A empresária é arquiteta e ficou pessoalmente encarregada pelo projeto e pela direção das obras de todo o quadrilátero e das novas construções rurais. Desde o começo, o objetivo dela era ter uma fazenda produtiva com certificação orgânica O Selo foi obtido em 2011, pela Ecocert, e posteriormente pelo IBD, Associação de Certificação Instituto Biodinâmico (a maior certificadora da América Latina de produtos orgânicos).

A fazendeira conta que foram anos de muitos desafios, de obras de reforma e as novas construções foram muitas e variadas. Paralelamente ao trabalho arquitetônico, começava um projeto agroecológico de várias frentes em que a paixão de Josefina não acompanhava os conhecimentos necessários para a empreitada. A administradora teve que dedicar o tempo que não tinha para estudar, pesquisar e planejar. "Errei muito, aprendi com os erros e fracassos, e aos poucos a produção foi se encaminhando até ser 100% orgânica, produção que consiste em leite de búfala, produtos da horta e café especial."

Click to continue reading

Hoje, os desafios ainda são muitos, mas ela conta com uma boa equipe de colaboradores que acreditam no projeto Alliança e são divulgadores das boas práticas sustentáveis. "Constantemente temos cursos de capacitação para melhorar nossas práticas e serviços.", revela a empresária.

A fazenda Alliança está aberta para visitas diárias e hospedagem de grupos. As visitas incluem a parte histórica e a agroecológica, além de serem acompanhadas com deliciosas refeições feitas com os produtos orgânicos da fazenda. "Nos orgulha que cada visitante sai da fazenda com uma nova forma de apreciar o entorno natural. Em forma simples, percebem que o respeito ao meio ambiente, o fomento à biodiversidade e o conceito de sustentabilidade estão em tudo o que se faz e produz na fazenda.", finaliza ela.