BACK
Viagem

Uma dica para os apaixonados por café: visitar os cafezais da região do Vale do Café

No Vale do Café nasceu a cafeicultura brasileira, o café do Brasil. Caminhar por um cafezal nas terras ancestrais da planta é uma experiência incrível. Você poderá saborear o refinado Coffea Arábica em diversos varietais como: Bourbon, Catuaí, Acaiá, Catucai, Mundo Novo, Acauã Novo, entre outros. Você também irá encontrar espécies do Robusta, o café utilizado para os produtos solúveis, com mais cafeína e menos sabor. Você verá de perto cafés de genética arcaica, colhidos na mata atlântica secundária, conservados em seus genes originais por mais de cem anos. Neste Vale abençoado pela Mata Atlântica, é possível saborear e comprovar a qualidade de cafés orgânicos certificados pela IBD.

Depois da água, o café é a bebida mais consumida no mundo. Nos cafezais vermelhos e amarelos, os visitantes poderão acompanhar a secagem e a moagem.

Conheça alguns produtores de café da região:

Clique para continuar lendo

- Hotel Fazenda Florença

Localizado em Conservatória, distrito de Valença, o Hotel Fazenda Florença oferece opções para toda a família, com seu cafezal premiado nacional e internacionalmente. O hotel foi construído em uma autêntica fazenda histórica do Brasil Império. Além do conforto de suas instalações e da gastronomia com o melhor da cozinha típica da fazenda, o local, que já foi cenário de novelas como Dona Beija, Sinhá Moça, A Escrava Isaura e Paraíso, oferece visita guiada ao cafezal e degustação de café na cafeteria da propriedade. Uma verdadeira experiência com o café!

- Café Mata Atlântica Turisplan - Cafés especiais

Produtor especializado em plantio de cafezais por diversas propriedades da região do Vale do Café. O médico e cafeicultor Marcelo Ferreira Mota seleciona mudas especiais e comercializa cafés orgânicos personalizados.

- Fazenda Alliança Agroecológica

Visite o cafezal de 2,2 hectares de cafés especiais orgânicos arábica da Fazenda Alliança, com o cultivar Acauã Novo e Catuaí. Acompanhe os processos de colheita e cura de acordo com a estação do ano. Os grãos maduros são colhidos a mão, e tem secagem natural (com pele). A fazenda tem um jardim varietal de amostragem com 350 pés de diversos tipos que vão de cultivares do Coffea Arábica ao Coffea Canephora, o Robusta: Conilon, Arara, Catuaí, Obatã, entre outros. Por fim, não perca a experiência da degustação de cafés da Alliança orgânicos e certificados pela IBD, e a compra de seus grãos especiais, para levar para casa. Sob agendamento.

- Fazenda das Palmas

Visite o cafezal em Agricultura Sintrópica, com sistema agroflorestal, conduzido pelo discípulo de Ernst Gotsch, Sérgio Olaya. Mais de meio hectare de floresta abriga os Cafés Arábica, do cultivar Catuaí Amarelo e ensinam como agricultura e natureza podem conviver harmoniosamente. A Fazenda oferece a experiência de degustação de seus cafés orgânicos e naturalissimos. Sob agendamento.

- Fazenda São Luiz da Boa Sorte

Passeie pela plantação de café arábica, em torno de 2 hectares. Aproveite para conhecer ao lado do cafezal o Museu do Café. Aprenda o manejo e um pouco da história da planta. A fazenda oferece degustação. Seu café é servido e vendido exclusivamente na fazenda. Sob agendamento.

- Fazenda União

Na Fazenda União, vá ao encontro de 9 mil pés de Coffea Arábica, do cultivar Catuaí Vermelho. A União leva ao ápice a sofisticação de degustar o café puro, com a Cerimônia do Café em canecas de barro, xícaras de porcelana ou vidro, com misturas especiais de folhas aromáticas. O café vendido exclusivamente na Fazenda é usado em consumo próprio. No cafezal, um bistrô com fogão de lenha, onde é possível ouvir causos e saborear a culinária do Vale do Café. Sob agendamento.

- Uaná Etê Jardim Ecológico

Visite o jardim de cafés arábica de genética arcaica de Uaná Etê, preservados por 100 anos e colhidos na Mata Atlântica. O Bistrô do Jardim dedica todos os sábados à degustação de cafés brasileiros, segundo a tradição local: coados com cana de açúcar ou anis, aromatizados ou puros. Para acompanhar, delícias feitas com café – com culinária em torno da planta, ao som de harpa e flauta. Na lojinha do jardim, saboaria de café, cafés especiais brasileiros, literatura sobre a planta, cremes e mais. Aberto de quinta a domingo, inclusive nos feriados, de 10h00 às 18h00. De segunda a quarta aberto especialmente sob agendamento para pessoas com deficiência motora.

Essas e outras informações, você encontra no site: www.valedocafeturismo.com.