BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Viagem

Você já ouviu falar da região do Vale do Café, localizada no sul do estado do Rio de Janeiro?

O Vale do Café é a denominação turística para o conjunto de 15 municípios da região do Vale do Paraíba do Sul Fluminense, localizado a cerca de 120 km da cidade do Rio de Janeiro. Vassouras, Valença, Rio das Flores, Piraí, Engenheiro Paulo de Frontin, Paty do Alferes, Paracambi, Miguel Pereira, Mendes, Barra do Piraí, Pinheiral, Barra Mansa, Rio Claro, Paraíba do Sul e Volta Redonda são as cidades localizadas na região. No século XIX, a região produzia 75% do café consumido no mundo, o que garantiu ao Brasil na época a condição de líder mundial na produção e exportação de café. Atualmente são mais de 120 fazendas abertas para a visitação.

Muitos desconhecem a importância, o potencial, as belezas naturais únicas, a infinidade e variedade de opções de lazer e diversão, e os tesouros da região, que, além de ser muito rica em arte e cultura, é guardiã do patrimônio natural, da Mata Atlântica e do rio Paraíba do Sul, o mais importante da região sudeste. A região abriga fazendas históricas que pertenceram aos famosos barões do café, no século XIX. Muitas estão inseridas em projetos de preservação ambiental e estão comprometidas com o agroflorestamento, já que a região foi devastada e castigada com a monocultura do café. O Vale também é comprometido com a sustentabilidade e se destaca pela preservação do patrimônio natural e cultural. Na região, há um legado preservado de um período histórico de relevância para o Brasil.

A região oferece aos visitantes uma infinidade de opções de lazer e diversão para todos os gostos, idades e públicos. Parques naturais, espaços ao ar livre, tradição musical, arte, cultura, experiências gastronômicas, belezas naturais, fazendas, casarios antigos, igrejas, rotas de cafés especiais, cachaçarias, museus, turismo ecológico e rural, contato com animais, pescaria, aulas de equitação, hortas orgânicas, trilhas, palácios coloniais, monumentos pitorescos, cachoeiras, mirantes, haras e escola de arquearia estão entre alguns dos atrativos, maravilhas e tesouros da região abençoada pela Mata Atlântica. O Vale do Café também abriga o Jardim Ecológico Uaná-Etê, em Engenheiro Paulo de Frontin; o Parque Estadual da Serra da Concórdia, em Barão de Juparanã/Valença, e o Museu Casa da Hera, localizado no município de Vassouras.

Clique para continuar lendo

Pensando no futuro, visando concretizar ações em prol da região e como parte do reposicionamento do Vale do Café no cenário turístico nacional, o Vale do Café Convention & Visitors Bureau lançou recentemente o site de turismo na região, www.valedocafeturismo.com. O portal é repleto de curiosidades, roteiros temáticos para os mais variados públicos e informações sobre os cafés especiais, os eventos musicais, as fazendas, os jardins ecológicos, a rota de produtos orgânicos, as trilhas de cicloturismo, os passeios a cavalo e muito mais. Mais atual do que nunca, o Vale do Café, cenário histórico e berço da cultura cafeeira do Brasil, ressurge como destino turístico de vanguarda, um verdadeiro espaço de imersão na natureza e no turismo de experiências. Em tempos de pandemia, os amantes da natureza e da arte se refugiam cada vez mais na região em busca de ar puro, privacidade, novas experiências e para se reencontrar com a nossa cultura.