BACK
Social & Lifestyle

COMO ORGANIZAR SUA ROTINA EM 2022

Aprender a organizar sua rotina é essencial para conseguir tirar proveito de cada hora do seu dia de forma melhor. De início pode não parecer fácil dar conta de estudos, trabalho, atividades físicas, saúde mental, tempo para amigos e família… mas com o tempo e com planejamento, você irá conseguir se organizar muito melhor e otimizar o seu tempo.

Nessa época, principalmente para quem está em home office ou estudos à distância, saber como organizar a rotina é essencial. Afinal, por estar no conforto da sua casa, a chance de procrastinar e deixar as atividades para depois é muito maior.

Pensando nisso, separamos 6 dicas para te ajudar a montar sua rotina e se organizar melhor nos compromissos:

Click to continue reading

1- Avalie como você gasta seu tempo

Antes de tudo, anote todos os seus compromissos diários que precisam ser feitos todos os dias, como por exemplo: escola, faculdade, trabalho, tarefas domésticas, etc. Anote de que horário até que horário você estará se dedicando a isso. Depois, anote outras tarefas básicas que você precisa fazer todo dia, como dormir, tomar banho, se alimentar, e anote quanto tempo você precisa para cada uma dessas tarefas. Isso fará com que você tenha uma noção geral de quanto tempo extra você tem no seu dia.

2- Separe seus objetivos por áreas

Quais são os principais pontos que devem ser incluídos na sua rotina? Estudar e trabalhar é sim muito importante, mas você não pode esquecer de separar um tempo para outras atividades. Separar suas metas por áreas fará com que você tenha uma visão mais clara de cada uma delas. Por exemplo, separe por: Saúde física, saúde mental, estudos/trabalho, relacionamentos e lazer. Defina qual objetivo você irá estabelecer para cada um e quanto tempo irá dedicar. Por exemplo: finais de semana ficarão apenas para lazer e passar um tempo com as pessoas que ama; de segunda a sexta, 3x por semana pelo menos meia hora por dia você irá se dedicar a exercícios físicos e mentais, como meditação, yoga, alongamentos e esportes no geral. E por aí vai.

3- Crie metas realistas

Ao invés de colocar como meta “tirar 10 em todas as provas”, tente algo como: “estudar 2h por dia todos os dias'', além de ser algo mais fácil de se inserir na rotina, trará como consequência resultados muito melhores. Se o seu objetivo for emagrecer/entrar em forma, coloque como objetivo praticar algum exercício físico todos os dias, a prática constante trará resultados muito melhores e duradouros, ainda que seja em menor intencidade.

4- Tenha um agenda para anotar os compromissos

Colocar em um papel tudo o que precisa ser feito na semana ficará muito mais fácil de se organizar e não se perder. Tenha uma agenda, planner ou pelo celular mesmo onde você possa anotar seus compromissos.

Você pode organizar as atividades do dia, da semana, do mês e até mesmo já deixar anotada aquela prova do próximo semestre, datas de vestibulares, uma entrega importante no trabalho, um evento já com data marcada e por aí vai. Para as tarefas diárias procure detalhar tudo, colocando quanto tempo você precisa para finalizá-la de acordo com o que foi levantado quando você avaliou como gasta seu tempo.

5- Valorize seu tempo de lazer

Sem um momento de descanso no dia a nossa mente fica muito sobrecarregada. Por isso, priorize pelo menos 1 hora do seu dia para relaxar. Faça algo que goste e se sinta confortável, como ver uma série, ler um livro, ouvir música. Isso fará com que suas energias sejam recarregadas e tenha mais foco para continuar.

6- Evite distrações

Um cuidado na hora de realizar seus compromissos é com o tempo gasto nos famosos ladrões de tempo, como as redes sociais, o WhatsApp e a internet como um todo. Uma olhadinha rápida no Instagram pode virar horas sem você nem perceber.

A internet é algo muito bom para ajudar nos estudos, porém tudo que foi planejado pode acabar se acumulando se você não souber impor limites para usar e aproveitar essa facilidade.

Oferecimento: www.virtualnutristore.com.br

Tags: #planner #organizandoarotina #rotinasaudavel #rotinaprodutiva