BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Saúde

Em tempos de isolamento e pandemia do novo coronavírus, um bate-papo com a coach Mariana Indio da Costa

Em tempos de pandemia do novo coronavírus, o isolamento social é uma realidade em muitos países, inclusive no Brasil. Hoje "ficar em casa" é um ato de amor e respeito ao próximo, pois evita a disseminação da COVID-19. A doença e a quarentena estão gerando ansiedade, pânico, medo de contaminação, desemprego e muitas incertezas sobre o futuro. Tudo isso está afetando a saúde emocional das pessoas, que são bombardeadas a todo momento por uma enxurrada de informações, Segundo especialistas, é de extrema importância neste momento ter um cuidado especial com a nossa saúde mental e, na medida do possível, manter o equilíbrio e a serenidade. Num bate-papo com a "coach" Mariana Indio da Costa, ela falou sobre a importância de manter uma rotina em casa, deu dicas sobre como atravessar esse momento de pandemia e isolamento da melhor forma possível, entre outras coisas.

Alessandra: Como profissional de "coaching", o que você recomenda para as pessoas nesse momento tão delicado que estamos vivendo?

Mariana: Nesse momento, a minha recomendação é que estabeleçam uma rotina como se fossem sair de casa e estipulem um canto da casa para ser sua sala de trabalho ou sala de aula. Organize esse cantinho com seus materiais, avise os familiares os horários para que não te atrapalhem e sigam com suas atividades. Para as crianças, além da possibilidade de brincarem com seus brinquedos, massinhas, jogos de tabuleiro, há diversos sites incríveis e livros bem bacanas para ler. Faça uma rotina para eles também! Aproveitem para se conectar com a família. Curtam esse momento da melhor forma possível. Muitas pessoas trabalham direto e mal conseguem estar com os filhos. Desfrutem dessa quarentena forçada. Quem não trabalha é importante procurar algum interesse. Quem sabe assistir cursos on-line. Distrair a cabeça é importante! Além disso, sugiro que não fiquem ligados nas notícias o tempo todo. O melhor seria se informar uma vez por dia, mas com os grupos de whatsapp e as diversas conversas fica mais complicado. Então silenciem o que não vale a pena e estipulem um horário para se atualizarem das notícias. Somos seres relacionais, sociais e necessitamos de vínculos. Este momento tem sido bastante desafiador e interessante para revermos nossos conceitos de interação e conexão. Válido para percebermos que estamos conseguindo reinventar novas formas de conexão mesmo sem estarmos presente fisicamente.

Click to continue reading

Alessandra: O que você acha da realização de atendimentos de coaching on-line em tempos de quarentena?

Mariana: Eu acho super válido. Tem sido muito benéfico para os "coachees" (as pessoas atendidas, os alunos) principalmente neste momento de isolamento social.. Eu tenho feito atendimentos on-line. Eu estou preferindo não fazer com as crianças que atendo porque acho que tem mais conexão ao vivo, mas anteontem fiz um atendimento que foi sensacional. Foi a nossa sétima sessão.

Alessandra: Qual a sua sugestão para aproximar as pessoas que estão longe fisicamente, já que somos seres sociais?

Mariana: Sugiro que sejam feitos encontros e reuniões on-line. Marquem jantares, bate-papos, happy hours através dos aplicativos que temos disponíveis como: o Zoom, House Party e Hangouts. Isso diminui a sensação de solidão para quem está se sentindo só e aproxima as pessoas. Jantei virtualmente com a minha família esses dias e foi uma farra! Usamos o Zoom. Expliquei para os meus pais e as crianças como funciona. Essa é uma fase de descobertas que pode ser feita sem peso, sem cobranças para ninguém. Em tempos de isolamento, estamos todos nos adaptando

Alessandra: Qual a importância dos exercícios físicos neste momento de isolamento social, tantas incertezas, preocupações, medo e ansiedade?

Mariana: É essencial fazer algum exercício em casa, principalmente para os que já fazem diariamente. Seja uma dança, yoga, exercícios de ginástica... É importante que o nosso corpo siga liberando hormônios como a endorfina, que dá uma sensação de bem estar, alegria e prazer. Precisamos muito manter a saúde física e mental neste momento. Os exercícios físicos fazem muito bem ao corpo e à mente.

Alessandra: Qual mensagem você gostaria de deixar?

Mariana: Sorriem, se abracem, brinquem, tentem não perder o bom humor e procurem enfrentar tudo isso da forma mais leve possível. Sobretudo vigiem seus pensamentos, se conectem com boas histórias e bons momentos. É importante procurar ter pensamentos positivos. E vamos nos adaptando dia a dia.

Nascida no Rio de Janeiro em 10 de dezembro de 1974, Mariana Indio da Costa é formada em Design de Interiores pelo IED, Istituto Europeo Di Design Italiano, na sede em São Paulo, no Brasil. Paralelo ao seu trabalho como designer de interiores, ela começou a estudar Psicologia há 3 anos, na PUC. Durante esse período, ela fez vários cursos de coaching do escritor e um dos mais conceituados "coaches" do Brasil, Paulo Vieira, e se apaixonou. Mariana se formou no curso "Coaching Integral Sistêmico", da Febracis, que é considerada a maior instituição de Coaching do mundo.

O que é um profissional de "coachiing", "coach"?

O coach é um profissional qualificado e que utiliza metodologias, técnicas e ferramentas do coaching para o benefício de uma empresa ou de um indivíduo, quer na sua área pessoal ou profissional. O coach trabalha com um "coachee" (aprendiz ou aluno) com o objetivo de desbloquear nele dons e habilidades já existentes. Existem vários tipos de coaching, com o coaching pessoal, profissional, empresarial e financeiro, e por isso existem diferentes coaches que se especializam em áreas diferentes. O "coaching" consiste em um processo que tem princípio, meio e fim, sendo que pode durar entre 3 a 6 meses.