BACK
Negócios

A importância de uma boa descrição de vagas de emprego

Mais que vender uma vaga de emprego, é preciso saber vender a empresa – é assim que Caio Infante, vice-presidente regional (LATAM) da Radancy e um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil, define a importância de descrições de vagas mais elaboradas e assertivas para atrair os melhores talentos do mercado e colocar o Employer Branding em prática. “Na hora de descrever uma vaga no mercado, os profissionais de Recursos Humanos precisam saber se o que querem é somente preencher aquela oportunidade de emprego que está em aberto ou se querem contratar alguém que, realmente, se conecte aos valores da empresa. Muitos outros fatores também pesam nessa hora, como a cultura do candidato e o quanto ele irá se dar bem com sua equipe, líder e liderados. Tudo isso não só garante melhores resultados por parte do novo contratado, mas, também, faz parte de um planejamento bem-sucedido de EB”¸ explica Caio.

Um segundo passo importante na hora de descrever a vaga, depois de vender bem a empresa, é preciso montar uma descrição bastante atrativa das atividades que são esperadas do novo colaborador que irá ocupar determinada posição na companhia. Segundo Caio, é preciso contar uma boa história. “A dica que costuma dar nas minhas aulas e palestras e, também, para meus clientes é ler o job descripton e ver se, de verdade, eles se sentiriam atraídos para trabalhar naquela empresa e ocupar aquela vaga. Se a resposta for não, existe um problema e é preciso ser mais atraente”, garante o especialista.

Algumas outras dicas para uma boa descrição de vaga para Caio Infante são:

Click to continue reading

• envolver a área específica da vaga na construção do perfil e na descrição da vaga

• revisar o material diversas vagas antes de sua divulgação

• fechar o texto com no mínimo 300 palavras e no máximo 500

• apostar em um bom design e um bom layout para o anúncio da vaga

• investir em depoimentos e vídeos de colaboradores

• deixar bem à mostra a localização do trabalho

O especialista mostra, ainda, quais são os tópicos obrigatórios do anúncio de uma vaga:

1. Título da vaga

2. Informações sobre a empresa

3. Qualificações e habilidades necessárias

4. Responsabilidades da função

5. Benefícios oferecidos

6. Informações indispensáveis

7. Outras informações que podem ser úteis para o candidato

É importante, também, evitar algumas “armadilhas” no momento de escrever o job description:

- Uso de terminologias internas: o candidato precisa entender qual é a função dele na empresa e termos internos não contribuem para isso.

- Confidencialidade: a não ser que seja estritamente necessário, o melhor é ser transparente com os candidatos, pois há uma chance muito maior de desestimulo e desistência se ele não sabe para qual empresa está se candidatando.

- Exagero de requisitos: colocar mais e mais requisitos, ainda que não sejam pertinentes à função, costuma ter efeito contrário e acaba afastando muitos talentos que poderiam se candidatar e desistem ao ver demasiadas exigências.

“É por meio do job description que os talentos com o melhor fit cultural para a sua empresa saberão se possuem as qualificações esperadas e tomarão a decisão de se candidatar. Ele também reduz a taxa de rotatividade na empresa, uma vez que o funcionário contratado entra sabendo exatamente como é o clima organizacional, o que se espera dele e quais serão suas funções. Uma boa descrição também economiza tempo pois, se o job description estiver completo, candidatos com qualificações diferentes das esperadas não se inscreverão no processo seletivo. Por fim, o job description é a oportunidade de gerar uma boa primeira impressão. Tenha em mente que os anúncios de vagas são o primeiro contato que a maioria dos candidatos tem com sua empresa”, finaliza Caio Infante.

Sobre Caio Infante

Caio Infante é formado em Publicidade e Propaganda pela ESPM e possui MBA em Gestão Internacional pela University of Technology, em Sidney, na Austrália. Com carreira profissional desenvolvida na área de Negócios em agências de propaganda do País e do exterior, atuou, também, no site Trabalhando.com como diretor Comercial e de Marketing, chegando a Country Manager da operação. Desde o início de 2017, Caio está na Radancy, onde seu conhecimento sobre marca empregadora cresceu exponencialmente. Hoje, ocupa o cargo de vice-presidente regional da agência, mantendo contato com alguns dos maiores nomes mundiais do tema.

Caio Infante também é um dos co-fundadores da Employer Branding Brasil, a maior comunidade sobre marcas empregadoras, com mais de 40 mil seguidores nas redes sociais.