BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Saúde

Mercado aponta aumento de preocupação com questões relacionadas ao autoconhecimento dentro das organizações

O desenvolvimento e o aprimoramento contínuo sempre foram essenciais para a capacitação e o crescimento profissional e organizacional, segundo a palestrante e consultora Camila Honorati, porém, com a chegada da pandemia, as questões referentes à saúde mental dos colaboradores ganharam ainda mais força dentro das empresas. “O autoconhecimento já vem sendo trabalhado nas empresas há alguns anos, porém, o assunto ganhou mais força e popularidade de 2020 para cá por conta da necessidade do equilíbrio emocional com a chegada da pandemia”, explica. Camila é pós-graduada em Gestão Empresarial e em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas e especialista em Perfis Comportamentais e Competência Comportamental.

O autoconhecimento nada mais é que o conhecimento que um indivíduo tem sobre si mesmo. “O autoconhecimento nos permite descobrir quais são as nossas principais características, nossos pontos fortes e aqueles que precisam ser melhorados, nossas ambições, limitações, emoções e sonhos”, explica a especialista. E é justamente esta compreensão de cada detalhe individual que faz com que as pessoas aprendam a lidar com as situações do dia a dia, trabalhando melhor seus pensamentos e suas emoções. Com a pandemia, se percebeu a importância de tratar questões como medo, ansiedade e insegurança com relação ao futuro de suas carreiras, que podem influenciar diretamente na produtividade do funcionário. “A pandemia chegou e pegou de surpresa inúmeras empresas sem nenhum preparo e planejamento prévio para enfrentar esse turbulento período. Foi necessário investir em novas estratégias e potencializar o trabalho do autoconhecimento em suas equipes e lideranças. Questões como o trabalho home office, o luto pela perda de familiares e amigos e a sensação de impotência em relação ao futuro colocaram tanto as empresas como os profissionais numa situação extremamente delicada”, conta Camila.

Desenvolver o autoconhecimento dentro das empresas possibilita mais motivação e engajamento das equipes, melhor adaptabilidade a mudanças repentinas e melhora do equilíbrio emocional e, principalmente, da resiliência, que é fundamental em um período como esse. ``Além destes benefícios que o autoconhecimento proporciona, é importante focar, também, na carreira profissional de cada membro do time. Atualmente, um bom líder deve se preocupar com a qualidade de vida e o crescimento profissional de cada colaborador para que eles se sintam satisfeitos e produtivos no trabalho´´, afirma Camila.

Click to continue reading

Entre os principais benefícios do autoconhecimento, a especialista cita:

- respeito em relação a diferentes ideias, valores, culturas e comportamentos

- aumento da empatia e aproximação entre as equipes no dia a dia

- melhora da capacidade de comunicação

- melhora do engajamento e da motivação do time

- maior facilidade para identificar as necessidades de treinamento e desenvolvimento de competências comportamentais dos líderes e dos colaboradores

- diminuição de conflitos

"Tudo isso é possível ser feito com ferramentas que avaliam o perfil comportamental do profissional para, a partir desta avaliação, trabalhar o desenvolvimento de cada indivíduo", finaliza Camila.

Sobre Camila Honorati

Camila Honorati é pós-graduada em Gestão Empresarial pela FGV e em Psicologia Organizacional e Gestão de Pessoas pela PUCRS. Empresária certificada em Executive, Business e Leader Coach pela Sociedade Latino Americana em Coaching e especialista em Perfis Comportamentais e Competência Comportamental, hoje ela oferece palestras, treinamentos e consultorias em Gestão de Pessoas com o objetivo de melhorar a performance dos profissionais nas empresas, bem como o clima organizacional.