BACK
Negócios

Resiliência é o segredo dos vencedores de hoje

Definida como a capacidade de se adaptar às mudanças, a resiliência hoje é considerada uma das qualidades mais desejadas pelas empresas nos processos seletivos. Ela também é vista como unanimidade nas histórias de empresários e profissionais de sucesso. “Para trazer o tema para o nosso dia a dia, podemos dizer que uma pessoa resiliente é aquela que, mesmo quando perde o emprego, sofre a morte de uma pessoa querida ou passa por um processo de divórcio, continua sua busca por soluções ou formas de adaptação a uma nova realidade. A palavra resiliência vem do Latim Resilire, que significa recusar”, explica o empresário Julio de Campos. Palestrante, mentor, coach, PNL, investidor e consultor de empresas, Júlio é conhecido e admirado por suas diversas histórias de lutas e conquistas - o profissional de Química especialista em Análises Físico-Químicas e Sistemas de Gestão da Qualidade já atuou em gigantes multinacionais e hoje motiva empresários e empreendedores.

Essa capacidade de voltar ao estado natural na Física expressa a capacidade de voltar ao estado inicial após sofrer uma pressão externa. Carlos Drummond de Andrade reverenciou a resiliência como uma das maiores capacidades do ser humano: “A dor é inevitável, o sofrimento é opcional”. Sendo assim, podemos afirmar que resilir é a capacidade que algumas pessoas têm para lidar com problemas e com suas fraquezas. “Estas pessoas mais resilientes pensam em se fortalecer para alcançar suas metas. Ser mentalmente flexível é necessário para lidar com novos problemas e ações pouco estruturadas. Resiliente é quem procura ser ele mesmo, o tempo todo”, afirma Júlio.

Segundo Júlio, só consegue ser resiliente quem cultiva o autoconhecimento para ser ele mesmo - o hábito de refletir sobre cada fato observado leva à resiliência. A dica é começar a praticar a atitude, caso ela não seja um hábito natural, afinal, mudanças ocorrem o tempo todo e os obstáculos precisam ser enfrentados constantemente. “Quem não é resiliente, não sabe mudar de rumo e perde o foco e a serenidade em qualquer situação que fuja da rotina, ficando perdido e sem encontrar a saída”, completa.

Click to continue reading

O mundo empresarial já acordou para a resiliência para ter lucro e para harmonizar os ambientes de trabalho, humanizando os processos. Considerar colaboradores como seres humanos e tratá-los como tais é hoje sinal de sabedoria para abrir portas que permitem mudar, inovar e antecipar soluções humanizadas. Líderes resilientes que promovem mudanças e fazem tudo o que for necessário para alcançar seus objetivos formam equipes de talento, coesas, vencedoras e repletas de futuros multiplicadores. Para Júlio, neste contexto, ser resiliente não é apenas manter a calma ou a forma, mas sim conseguir ter a convicta certeza de ser capaz de obter tudo o que quiser. “É a predisposição de estar para poder ser um humano-irmão. Estar para ajudar o próximo é uma virtude altruísta, típica de quem é bom e tem uma mentalidade avançada, pois entende que os seres humanos não são descartáveis. Ser bom não é ser bobo”, garante.

Para finalizar, o empresário levanta algumas características comuns às pessoas resilientes – e a boa notícia é que elas podem ser desenvolvidas quando não forem natas:

Capacidade de adaptação

Pessoas resilientes são flexíveis mental e emocionalmente e se sentem confortáveis ao utilizarem qualidades e comportamentos aparentemente opostos. Estes indivíduos têm facilidade em serem lógicos e intuitivos, sérios e brincalhões, calmos e entusiasmados, fortes e gentis, tudo ao mesmo tempo.

Otimismo

Pessoas resilientes sempre esperam que tudo termine bem. Dotadas de profundo otimismo alicerçado em fortes valores internos, elas têm uma enorme tolerância frente a incertezas e ambiguidades e conseguem trazer estabilidade em situações críticas ou caóticas.

Inteligência Emocional

Os resilientes conseguem mergulhar em situações que, para outras pessoas, são estressantes, pois eles aprendem ótimas lições em situações negativas e transformam infortúnios e desgraças em coisas boas, se fortalecendo com a adversidade.

Aprendizagem contínua

Pessoas resilientes assimilam rapidamente experiências novas ou inesperadas e agregam facilmente estas mudanças às suas vidas. Elas sempre tiram uma lição de qualquer experiência e mesmo em meio à crise, elas riem e experimentam emoções positivas. Este comportamento emocional ajuda a liberar oxitocina e endorfina, substâncias preciosas para enfrentar situações de pressão.

Capacidade de defesa

Quando confrontadas com ataques e manobras mal-intencionadas, estas pessoas evitam e boqueiam estas ações, aliando os recursos adequados para o enfrentamento.

Autoestima

A autoestima é como você enxerga a si mesmo e ela determina o quanto você aprende quando algo deu errado. A autoestima faz com que você respeite a si mesmo e aos outros, aceitando críticas sem ressentimentos e recebendo elogios e cumprimentos sem se tornar arrogante.

Amizades e relacionamentos saudáveis

Pesquisas mostram que o apoio social é essencial para a resiliência. Ter uma pessoa de confiança com quem conversar é extremamente útil - pessoas solitárias estão mais sujeitas a condições de estresse. Falar com amigos, familiares e mentores diminui o impacto das adversidades e aumenta o sentimento de autoestima e autoconfiança.

Criatividade e intiuição

Indivíduos resilientes analisam problemas e dificuldades sob vários ângulos e descobrem soluções diferentes para eles. Eles sabem - e reconhecem - a importância da intuição como fonte de orientação e procuram desenvolver a criatividade expandindo a inventividade e a busca por novos horizontes.

Sobre Júlio de Campos

Aos 45 anos, nascido e criado na Zona Leste de São Paulo (SP), em Itaquera, Julio de Campos é empresário, palestrante, mentor, coach, PNL, investidor e consultor de empresas. Uma autoridade quando o assunto é superação, deixou para trás 3 falências, consagrando-se um verdadeiro vencedor.

Conhecido e admirado por suas diversas histórias de lutas e conquistas, é profissional da área de Química, especialista em Análises Físico-Químicas e Sistemas de Gestão da Qualidade, o empresário atuou gigantes multinacionais como Ambev e DuPont.

Empreendedor Serial, Co-autor do livro “Performance em Vendas”, pai do Pedro Lucas, é CEO & Chairman do Grupo Júlio de Campos, holding que gere e administra negócios no Brasil.