BACK
Saúde

Exercício físico gera dopamina? Médica explica a relação entre os dois

A dopamina é um neurotransmissor conhecida de quem malha. Entre as pessoas que criaram o hábito de se exercitar, é comum escutar comentários exaltando que sentiram injeções de dopamina ou de serotonina, hormônios de prazer associados à recompensa depois de ter feito uma atividade gratificante.

Nesse sentido, a endocrinologista Verônica El Afiouni, do Ambulatório Médico de Especialidades de Itu-SP, explica a relação da dopamina com o exercício físico. “O exercício exerce um papel na liberação da dopamina, faz com que ela ocorra com mais eficiência e intensidade. Por isso, podemos considerar exercício e dopamina como dupla “inseparável” e altamente eficaz para a saúde ligada à atividade física”, diz.

“A dopamina tem ação particularmente importante sobre o sistema muscular, promovendo o desempenho das atividades ligadas ao movimento e exercício. Além disso, influencia o humor, a atenção e facilita a resolução de tarefas, que ao serem concluídas proporcionam a sensação de prazer”, afirma a médica.

Click to continue reading

A dopamina ainda se encontra em meios naturais, ou seja, alimentos como cúrcuma e feijão-da-flórida, bactérias em probióticos, por meio das proteínas, mas há outras ponderações.