BACK
Você está sozinho, ou se sente sozinho? Descubra a diferença e combata a solidão | Familia
www.familia.com.br

Você está sozinho, ou se sente sozinho? Descubra a diferença e combata a solidão | Familia

Yordy Giraldo Estar sozinho não é a mesma coisa que se sentir sozinho. A maioria de nós tem medo da solidão e, por isso, estamos sempre dispostos a sacrificar até mesmo a nossa paz para não nos sentirmos assim. O problema é que, de todo modo, a sensação não desaparece, simplesmente porque o ruído não... View Article

Cultura & Entretenimento

Se você está lendo este artigo, provavelmente já se sentiu ou está se sentindo sozinho. Portanto, você sabe que estar só e se sentir sozinho são duas coisas diferentes, que a solidão desejada ou procurada não é igual à solidão imposta ou descontrolada.

Vivemos um tempo em que estamos passando por uma série de mudanças que nos levam a ficar mais sozinhos: envelhecimento da população, mudanças nas relações sociais, aumento de famílias monoparentais, aumento no número de pessoas que querem viver sozinhas ou demandas sociais que implicam isolamento. No entanto, há diferenças entre estar só e se sentir sozinho.

A solidão não implica que exista um isolamento social objetivo. Segundo alguns autores, a solidão tem um componente emocional, pois é uma experiência desagradável, além de um componente cognitivo, por meio do qual a pessoa percebe uma diminuição das relações sociais ou o fato de que elas são inadequadas.