BACK
Catarata pode levar à cegueira se não tratada | Metrópoles
www.metropoles.com

Catarata pode levar à cegueira se não tratada | Metrópoles

Especialista reforça a importância da prevenção e do tratamento para o resgate da saúde ocular, feito por meio de cirurgia rápida e segura

Saúde

Cuidar preventivamente da saúde dos olhos é essencial para evitar problemas, em alguns casos até irreversíveis. Para se ter ideia, de acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS), 80% das causas de deficiência visual podem ser tratadas precocemente. A catarata, por exemplo, é a principal causa de cegueira reversível em todo o mundo.

Por ser uma doença silenciosa, na maioria das vezes, ela passa despercebida. Isso porque antes de apresentar sinais de alarde, outros fatores podem aparecer camuflando a catarata. No Brasil, por exemplo, cerca de 769 mil pessoas são atingidas ao ano por ela.

Por isso, Diego Leite, médico oftalmologista do CBV – Hospital de Olhos, reforça a necessidade de cuidados periódicos e consultas regulares ao oftalmologista.

Click to continue reading

Conheça mais sobre a catarata e saiba como identificar os sinais dela:

Causas da doença

A principal causa da catarata é algo natural: a idade. O cristalino é uma lente natural do olho que tem como finalidade focalizar as imagens na retina. A catarata causa perda na transparência dessa lente, tornando-a opaca progressivamente. Com o tempo, a visão vai piorando e pode chegar à cegueira.

“Todos nós em algum momento de nossas vidas, frequentemente após os 60 anos, vamos desenvolver a doença”, alerta o médico oftalmologista Diego Leite.

Além da idade, existem outras causas que podem causar a catarata, como por exemplo o histórico familiar, diabetes, tabagismo, obesidade, pressão alta, traumas oculares e congênitos, exposição solar sem proteção adequada e uso de alguns medicamentos, como corticoides.

A catarata também é classificada por tipos:

Senil por conta do avanço da idade.

Congênita que surge logo ao nascimento por causa de infecções intrauterinas como rubéola, sarampo ou sífilis.

Secundária causada por doenças ou medicamentos.

Traumática que se desenvolve após alguma lesão no olho e pode ocorrer após tratamentos com radiação.

Fique atento aos sinais

Identificar a catarata pode ser um processo lento, já que é uma doença silenciosa. No início, a doença é assintomática e por isso pode piorar sem que a pessoa perceba. À medida que ela aumenta, a visão também piora.

Entre os sintomas comuns estão: visão nublada e dupla, diminuição da visualização do contraste de objetos e sensibilidade à luz. Atividades simples do dia a dia como ler, escrever, dirigir e até pegar objetos que estão próximos se tornam um desafio.

Com o avanço da doença, as dificuldades aumentam progressivamente e a pessoa passa a enxergar apenas vultos, podendo evoluir, em alguns casos, até a cegueira.

Tratamento

O tratamento para catarata se dá unicamente por meio de cirurgia. Apesar disso, a notícia boa é que esse procedimento evoluiu muito com o passar dos anos, tornando-se, hoje em dia, extremamente rápido e seguro.

O procedimento consiste na substituição do cristalino por uma lente artificial transparente, chamada de lente intraocular, que é personalizada de acordo com o grau necessário para corrigir a visão, livrando o paciente dos óculos, na maioria dos casos.

O avanço tecnológico também possibilitou que a cirurgia da catarata seja aproveitada para corrigir outros problemas de visão, como presbiopia, miopia, astigmatismo e hipermetropia.

Com os avanços, é possível tratar em definitivo a catarata. Não existe limite de idade para a cirurgia, e, em situações específicas, a operação é indicada precocemente, quando, por exemplo, o indivíduo tem o cristalino como causa de aumento da pressão intraocular. Por isso, vale enfatizar a necessidade de procurar um oftalmologista para diagnósticos precocemente.

O CBV-Hospital de Olhos conta com profissionais altamente gabaritados e tecnologia de ponta, sendo um dos mais renomados centros especializados do país.

Além disso, o CBV oferece um centro cirúrgico próprio de alta qualidade e aparelhos de última geração, com a finalidade de prestar o melhor atendimento e acompanhamento do quadro do paciente.

Curiosidade sobre a saúde ocular

Segundo a OMS, o crescimento e envelhecimento populacional aumentam o risco de que mais pessoas adquiram deficiência visual. Segundo a organização, pelo menos 2,2 bilhões de pessoas têm deficiência visual no mundo todo.

Para se ter ideia, cerca de 1 bilhão de pessoas têm deficiência visual moderada ou grave à distância, cegueira devido a erro refrativo não endereçado (88,4 milhões), catarata (94 milhões), glaucoma (7,7 milhões), opacidades da córnea (4,2 milhões), retinopatia diabética (3,9 milhões) e tracoma (2 milhões), bem como deficiência visual de perto causada por presbiopia não tratada (826 milhões).

Os dados são alarmantes, por isso fique atento e dê atenção à saúde dos olhos.