BACK
Saúde

Massagem nos pés não combate apenas o estresse

Relaxamento, queda da pressão arterial e da glicose no sangue e melhora da depressão: foram esses os benefícios observados por cientistas da Universidade Nacional Kangwon, na Coreia do Sul, ao incentivarem 53 mulheres a investirem na automassagem nos pés e em sessões de psicoterapia por três semanas.

“Estimular essa região ajuda a desbloquear a energia no organismo”, justifica a terapeuta corporal Regina Machado, de São Paulo. “O ideal é reservar pelo menos 15 minutos por dia para a prática, que pode ser complementada com escalda-pés e óleos”, arremata o professor Reginaldo Filho, diretor-geral da Escola Brasileira de Medicina Chinesa, na capital paulista. Mas atenção: há contraindicações, por exemplo, em casos de feridas, traumas e trombose.

E a reflexologia?

Click to continue reading

Assim como a automassagem, a técnica busca o equilíbrio físico e mental. “Porém, como depende de pressão em pontos específicos dos pés, a recomendação é que seja conduzida por um profissional habilitado”, destaca a reflexoterapeuta Cláudia Rosane dos Santos, da Academia Brasileira de Reflexologia.

A reflexologia podal é o tipo de reflexologia mais usada e consiste na aplicação de pressão em pontos do pé, para equilibrar a energia do corpo e evitar o surgimento de doenças e problemas de saúde. A reflexologia é um tipo de terapia complementar, realizada pelo reflexoterapeuta, que estuda os pontos reflexos do corpo e terminações nervosas presentes naos pés, mãos, nariz, cabeça e orelhas.

Normalmente, o reflexoterapeuta pressiona com o polegar várias regiões do pé, procurando desequilíbrios de energia que se podem manifestar por sensibilidade no ponto ou sensação de areia por baixo da pele. Depois de encontrados os pontos de desequilíbrio, o terapeuta faz uma pequena massagem que estimula os processos curativos naturais do local afetado.

Para que serve

A reflexologia podal é uma técnica em que o profissional pressiona, de forma controlada, pontos no pé que contém terminações nervosas e que são correspondentes a vários órgãos do corpo. Assim, ao estimular essas terminações, há favorecimento do processo de autocura, além de levar ao aumento da produção de óxido nítrico, que é um composto importante para o organismo, já que possui propriedades vasodilatadoras e analgésicas.

Esta técnica proporciona bem estar e relaxamento, umas vez que leva à liberação de toxinas do organismo, sendo utilizada para prevenir e tratar doenças e outras condições de saúde como insônia, estresse, problemas de circulação sanguínea, problemas hormonais, prisão de ventre, labirintite, cálculo renal, asma, hipertensão, enxaqueca, dores nas costas, e sinusite, por exemplo.