BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Saúde

Veneno de cobra brasileira contém molécula que bloqueia coronavírus

Cientistas do Instituto de Química da Unesp, em Araraquara, São Paulo, identificaram um veneno de cobra brasileira, a jararacuçú, capaz de conter a reprodução do novo coronavírus.

Após testes em laboratório, os pesquisadores observaram que a molécula extraída do veneno do réptil inibiu em 75% a capacidade do vírus de se multiplicar em células de macacos.

Os resultados foram publicados na última semana na revista científica internacional Molecules:

Click to continue reading

https://www.mdpi.com/1420-3049/26/16/4896/htm

Eduardo Maffud Cilli, professor do IQ e um dos autores do trabalho, explicou que o estudo preliminar apresenta um caminho promissor na busca por medicamentos para tratar pacientes contaminados pela Covid-19.

“Nós encontramos um peptídeo que não é tóxico para as células, mas que inibe a replicação do vírus. Com isso, se o composto virar um remédio no futuro, o organismo ganharia tempo para agir e criar os anticorpos necessários, já que o vírus estaria com sua velocidade de infecção comprometida e não avançaria no organismo”, disse.

A Jararacuçu (Bothrops jararacussu) é uma víbora venenosa da família dos viperídeos. Além do Brasil, ela é encontrada na Bolívia.

Como bloqueia a doença

O grande desafio para a criação de um novo fármaco é garantir que ele seja eficiente e, ao mesmo tempo, não gere reações adversas para quem for tomar da medicação.

O peptídeo encontrado na Jararacuçu é uma molécula que interage e bloqueia a PLPro, uma das enzimas do coronavírus responsáveis por sua multiplicação nas células.

De acordo com o docente do IQ, esse mecanismo de ação é interessante porque todas as variantes do SARS-CoV-2 possuem a PLPro, então a tendência é de que a molécula do réptil mantenha sua eficácia contra diferentes mutações do vírus.

Embora diversas vacinas tenham sido aprovadas recentemente, a imunização completa da população mundial ainda levará tempo, o que, junto com o surgimento de novas variantes, reforça a importância da procura por tratamentos eficazes.

A descoberta

A ideia de investigar o potencial do veneno da serpente contra o novo coronavírus surgiu quando, recentemente, cientistas do Instituto de Química da Unesp descobriram que o peptídeo da cobra tinha atividade antibacteriana.

Isso os motivou a realizar novos testes para avaliar se ele também poderia agir em partículas virais.

Inicialmente, os efeitos não foram tão elevados, mas após algumas pequenas modificações na estrutura química da molécula sintetizada no IQ, sua atividade antiviral começou a aumentar até inibir 75% da capacidade do vírus se multiplicar nas células.

A eficiência do peptídeo foi testada no Instituto de Ciências Biomédicas (ICB) da USP, em São Paulo, onde uma amostra do coronavírus está isolada.

Próximos passos

Nos próximos passos do estudo os especialistas vão avaliar a eficiência de diferentes dosagens da molécula.

Eles também querem saber se ela pode exercer outras funções na célula, como a de proteção, para evitar que o vírus a invada.

Após o fim desses testes, a pesquisa pretende avançar para a etapa pré-clínica, em que será estudada a eficácia do peptídeo para tratar animais infectados pelo novo coronavírus.

“Nossos resultados são promissores e representam um recurso valioso na exploração de novas moléculas para a descoberta e desenvolvimento de fármacos contra a infecção por SARS-CoV-2”, finaliza Cilli.

Com informações da Unesp

https://www.iq.unesp.br/#!/noticia/762/veneno-de-cobra-brasileira-tem-molecula-que-inibe-o-coronavirus