BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Gripe aviária pode se tornar a próxima pandemia? - ISTOÉ DINHEIRO
www.istoedinheiro.com.br

Gripe aviária pode se tornar a próxima pandemia? - ISTOÉ DINHEIRO

Nova variante do vírus H5N1 tem infectado algumas espécies de mamíferos, como visons, texugos, porcos e ursos. Cientistas veem propagação da doença como sinal de alerta.Iniciada em meio à pandemia de covid-19, a atual epidemia de gripe aviária já é tratada por cientistas como a maior da história da Europa. Uma nova variante do vírus, […]

Saúde

Nova variante do vírus H5N1 tem infectado algumas espécies de mamíferos, como visons, texugos, porcos e ursos. Cientistas veem propagação da doença como sinal de alerta.Iniciada em meio à pandemia de covid-19, a atual epidemia de gripe aviária já é tratada por cientistas como a maior da história da Europa. Uma nova variante do vírus, chamada gripe aviária A (H5N1), surgiu em 2020. Desde então, ela tem atingido não apenas aves selvagens, mas também algumas espécies de mamíferos, como visons, texugos, porcos e ursos.

Há vários tipos de gripe aviária que podem infectar aves. Um deles, o H5N1, surgiu em 1997 e, nas últimas duas décadas, foram registradas cerca de 850 infecções em humanos. Embora o número seja considerado pequeno, cerca de metade dos infectados morreu.

Em relação à variante gripe aviária A (H5N1), há registro de ao menos dez casos em humanos e uma morte. Já em animais, foram contabilizados 6.615 casos em 37 países, entre outubro de 2021 e outubro de 2022.

Clique para continuar lendo

Desde outubro do ano passado, os pesquisadores observaram um total de 2.701 infecções em animais.

H5N1 causará a próxima pandemia?