BACK
Curiosidades

Maior pedra nos rins do mundo é registrada no Guinness Book com 13,37 cm

A pedra nos rins de 13,37 cm, pesando 801 g, foi removida do ex-sargento Canistus Coonge, de Colombo, capital do Sri Lanka

Médicos do exército do Sri Lanka removeram a maior pedra nos rins já registrada no mundo. O cálculo renal de 13,37 centímetros de comprimento foi retirado do sargento aposentado Canistus Coonge, de 62 anos.

A cirurgia para a remoção da pedra nos rins foi realizada em 1º de junho, mas o feito só foi divulgado nesta quarta-feira (14/6), após ser reconhecido pelo Guinness World Records. O recorde anterior era de 13 cm e não havia sido superado desde 2004, segundo informou o livro.

Click to continue reading

“A remoção da maior e mais pesada pedra renal do mundo por meio de uma grande cirurgia ocorreu em 1º de junho no Hospital do Exército de Colombo”, escreveram os médicos militares em comunicado.

A pedra de Coonge tinha 801 gramas, mais de cinco vezes o peso médio de um rim masculino. O homem contou à uma rede de TV local que sentia dores abdominais desde 2020 e que a medicação oral já não o ajudava mais com o incômodo. “Eu me sinto normal agora”, contou.