Saúde
Andar 10.000 passos por dia, qual o real benefício?
Para se estar em forma e saudável a recomendação é de que devemos andar 10.000 por dia. Mas de onde isso surgiu e será verdade mesmo?
A meta de 10.000 passos por dia parece ter surgido de um pedômetro de marca comercial vendido em 1965 pela Yamasa Clock no Japão. O dispositivo foi chamado de “Manpo-kei” , que se traduz em “10.000 metros de passos”. Essa era uma ferramenta de marketing para o dispositivo e parecia ter permanecido em todo o mundo como a meta diária. Está até incluído nas metas de atividades diárias de smartwatches populares, como o Fitbit.
Desde então, pesquisas investigaram essa meta e o fato de terem mostrado que ela melhora a saúde do coração, a saúde mental e até mesmo reduz o risco de diabetes pode, em certa medida, explicar por que continuamos com esse número arbitrário.
Na Roma Antiga, as distâncias eram realmente medidas contando passos . Na verdade, a palavra "milha" é derivada da frase latina mila passum, que significa 1.000 passos - cerca de 2.000 passos. É sugerido que uma pessoa média ande cerca de 100 passos por minuto - o que significaria que levaria um pouco menos de 30 minutos para uma pessoa média andar uma milha. Portanto, para que alguém alcance a meta de 10.000 passos, será necessário caminhar entre 6 e 8 km por dia (cerca de duas horas de atividade).
Mas, embora algumas pesquisas tenham mostrado benefícios à saúde, uma pesquisa recente da Harvard Medical School mostrou que, em média, cerca de 4.400 passos por dia é suficiente para reduzir significativamente o risco de morte em mulheres.
Isso foi comparado a apenas caminhar cerca de 2.700 passos diários. Quanto mais passos as pessoas davam, menor era o risco de morrer, antes de estabilizar em cerca de 7.500 passos por dia. Nenhum benefício adicional foi visto com mais etapas. Embora seja incerto se resultados semelhantes seriam observados em homens, é um exemplo de como mover-se um pouco mais diariamente pode melhorar a saúde e diminuir o risco de morte.
Embora a Organização Mundial da Saúde recomende que os adultos façam pelo menos 150 minutos de atividade física de intensidade moderada por semana (ou 75 minutos de atividade física vigorosa), a pesquisa também mostra que mesmo exercícios de baixa intensidade podem melhorar sua saúde - embora os exercícios de intensidade moderada a melhorem em maior medida. Isso significa que seus passos ao longo do dia podem contribuir para seus 150 minutos de atividade alvo.
A atividade também pode ajudar a mitigar os danos de ficar sentado por longos períodos de tempo. A pesquisa mostrou que as pessoas que se sentam por oito ou mais horas todos os dias têm um risco 59% maior de morte em comparação com as que ficam sentadas menos de quatro horas por dia. No entanto, eles também descobriram que se as pessoas fizessem 60-75 minutos por dia de atividade física de intensidade moderada, isso parecia eliminar esse risco aumentado de morte. Portanto, a possibilidade de realizar uma caminhada rápida pode ajudar a mitigar os efeitos negativos de ficar sentado por muito tempo.
Uma pesquisa recente da Universidade do Texas também demonstrou que, se você caminha menos de 5.000 passos por dia, seu corpo é menos capaz de metabolizar a gordura no dia seguinte. O acúmulo de gordura no corpo também pode aumentar a probabilidade de uma pessoa desenvolver doenças cardiovasculares e diabetes. Isso é confirmado por pesquisas anteriores que mostram que pessoas que caminhavam menos de 4.000 passos por dia não conseguiam reverter esse metabolismo diminuído de gordura.
O aumento da atividade física, como a contagem de passos, reduz o risco de morte ao melhorar sua saúde, inclusive reduzindo o risco de desenvolver doenças crônicas como a demência e certos tipos de câncer . Em alguns casos, ajuda a melhorar as condições de saúde, como o diabetes tipo 2 . Os exercícios também podem nos ajudar a melhorar e manter nosso sistema imunológico . No entanto, com base na pesquisa atual, parece que dar 10.000 passos por dia não é essencial para benefícios à saúde - metade dessa meta parece ser benéfica.
Fonte: The Conversation
Tags: 10.000 passos, Atividade Física, Caminhada, pedômetro, saúde, gordura, OMS, Diabetes, sistema imunológico