BACK
Saúde

Dieta do Mediterrâneo e seus benefícios!

Temida por uns e aclamada por outros, dieta pode ser definida como um tipo de alimentação com características específicas ou como um regime alimentar para determinada finalidade.

Para quem tem horror à palavra “dieta” pelo peso e conotação que ela apresenta, considero “reeducação alimentar” um termo mais adequado.

"Como nutricionista, desencorajo a prática de dietas da moda, pela maioria ser nutricionalmente desequilibrada. Além disso, a individualidade biológica deve sempre ser considerada e a mudança de hábitos o alvo, para que o cliente consiga atingir o seu objetivo com saúde". Nutricionista Daiane Spitz.

Click to continue reading

Hoje vamos falar de um tipo de dieta muito estudada e que se encaixa nas premissas de uma alimentação saudável: a DIETA DO MEDITERRÂNEO.

Ela tem esse nome por ser baseada na alimentação de países banhados pelo mar Mediterrâneo. Embora tenham diferenças na crença, política e cultura, esses países apresentam o clima, a temperatura e o solo semelhantes, influenciando a agricultura e os hábitos alimentares.

Um dos aspectos mais importantes da dieta do mediterrâneo é sua alta concentração de gorduras insaturadas, alimentos fontes de fibra e proteína, associada à baixa ingestão de gordura saturada.

A dieta não é caracterizada por itens específicos ou restrição de calorias. Ela enfatiza a importância do consumo diário e abundante de alimentos vegetais, cereais integrais, leguminosas, azeite de oliva, oleaginosas e pouca quantidade de carne vermelha, açúcar, alimentos ricos em gorduras e industrializados. Explica a Nutricionista Daiane Spitz.

Confira exemplos de alimentos, suas propriedades e benefícios!

Frutas e hortaliças: ricas em fitoquímicos, antioxidantes, fibras, vitaminas e minerais.

Grãos integrais: fontes de energia, fibras, zinco, fósforo e magnésio

Leguminosas (grão de bico, lentilha, ervilha): fontes de proteína vegetal e fibras

Oleaginosas (amêndoas, castanhas, nozes): fontes de ácidos graxos insaturados, vitamina E e selênio

Peixes ricos em ômega 3: fonte de proteína e ácidos graxos antiinflamatórios

Queijos e iogurtes com baixo teor de gordura: fontes de proteína e cálcio

Azeite de oliva extra-virgem: fonte de ácidos graxos monoinsaturados

A dieta do mediterrâneo é colorida e também considera a utilização de ervas aromáticas, proporcionando maior enriquecimento e sabor às preparações.

O consumo de vinho tinto COM MODERAÇÃO também é citado. O vinho tinto possui em sua composição uma alta quantidade de flavonóides (antioxidantes).

Porém, é importante salientar que SEU CONSUMO NÃO É INDICADO PARA TODOS, por ser uma bebida alcoólica. A avaliação de um profissional é necessária antes da adoção desse hábito. Uma alternativa ao consumo de vinho seria o suco de uva integral.

A DIETA DO MEDITERRÂNEO E SEUS BENEFÍCIOS

São inúmeros os benefícios dessa dieta!

Pesquisadores observaram que agricultores de Creta que consumiam uma dieta rica em ‘‘gorduras boas” apresentavam menores taxas de morte por doenças cardiovasculares.

Segundo Daiane, além de prevenir o desenvolvimento de doenças cardiovasculares, ela pode prevenir o desenvolvimento de câncer de mama, câncer colorretal, diabetes, obesidade, asma e o comprometimento cognitivo devido a presença de alimentos e nutrientes cardioprotetores, antioxidantes e antiinflamatórios.

É importante salientar que a quantidade e a distribuição dos alimentos deve ser orientada por nutricionista para garantir uma alimentação equilibrada e evitar exageros, como o excesso calórico.

Bom apetite!

Por: Daniela Christoffer

Jornalista @danichristoffer

www.danichristoffer.com

Nutricionista Daiane Spitz

@daianespitz.nutri

Foto: Freepik

Tags: dieta, dieta do mediterraneo, Diet, emagrecer com saude, dicas de dietas, Esporte, saúde, Health, daniela christoffer, Fleekus, nutricao