BACK
Curiosidades

Beluga, o estranho avião de carga da Airbus, vem ao Brasil pela primeira vez neste sábado

O avião tem um formato exótico, similar a uma baleia beluga, também conhecida por baleia-branca. Aeronave realizará pernoite na capital cearense antes de seguir para São Paulo.

O avião cargueiro Airbus Beluga ST, conhecido como avião "baleia" chegará a Fortaleza em seu primeiro pouso na América Latina. A chegada da aeronave está prevista para as 16h10 deste sábado (23), no Aeroporto de Fortaleza.

O avião é conhecido pelo seu formato exótico, que se assemelha a uma baleia beluga, também conhecida por baleia-branca.

Click to continue reading

Da capital cearense, o avião segue rumo ao Aeroporto de Viracopos, em Campinas (SP), após realizar pernoite. O Beluga ST segue ao estado paulista às 10h30 deste domingo (24).

A aeronave passará por Fortaleza novamente após sair do Aeroporto de Viracopos na segunda-feira (25). O pouso ocorre às 19h55 da segunda-feira (25), e a aeronave decola rumo ao Aeroporto Internacional de Dacar, no Senegal, às 12h30 da terça-feira (26).

Segundo a Fraport, administradora do aeroporto de Fortaleza, interessados em avistar ou fotografar o "avião baleia" poderão fazê-lo apenas no lado externo do aeroporto, em área pública. O avião ficará estacionado no pátio próximo ao Terminal de Cargas Internacional.

Conforme o site da Airbus, a aeronave tem 56,16 metros de comprimento, com 17,25 m de altura e 44,84 m de abertura de asa. A aeronave tem carga útil máxima de 40 toneladas, com alcance máximo 1.650 quilômetros (km), a depender da quantidade de combustível e da carga.

A empresa indicou que a aeronave está disponível para companhias de frete como um meio para transporte de cargas de maiores dimensões, tendo um dos bagageiros de maior volume entre aviões civis ou militares atualmente.