BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Saúde

Lockdown em Portugal: vamos superar o medo!

Com o anúncio de um novo lockdown em Portugal, a partir do que tenho visto e ouvido na clínica psicológica, percebo a importância de falar sobre algumas coisas.

A insegurança emocional tem raízes muito profundas, muitas vezes com início na infância, mas também decorrente de traumas.

O medo é uma das manifestações da insegurança. Pessoas normalmente enfrentam medos diariamente e conseguem ultrapassar a maior parte deles.

Click to continue reading

Contudo, cenários adversos, circunstâncias carregadas de situações imprevisíveis, e até mesmo dificuldades com aspectos básicos da vida (alimentação, moradia, emprego, etc) servem como gatilhos potencializadores do medo.

O que a experiência de confinamento coloca hoje aos portugueses é, sem dúvidas, um ambiente de medo. O próprio reconfinamento causa insegurança, é como se a humanidade não conseguisse aprender a sair deste pesadelo pandêmico.

O medo mais presente nos pacientes de minha prática clínica nesta época de COVID é o da morte. Muitos temem a morte de pessoas amadas. Muitos outros temem morrer. Minha experiência tem mostrado que aquele que tem medo de morrer quase sempre tem medo de viver. É neste ponto que as pessoas encontram o maior desafio à superação dos medos.

Ao tentarem fugir da morte, acabam por se afastar da vida. Confinados fisicamente, tendem ao confinamento emocional, uma espécie de aprisionamento dos afetos, onde as sensações de impotência, incapacidade, apatia, tristeza e ansiedade emergem fortemente.

Há, sem dúvida, várias estratégias de enfrentamento dos medos. Quero, entretanto, partilhar uma técnica psicológica de auto-hipnose muito eficaz neste momento em que os portugueses estão confinados e tem um medo imenso do que a pandemia poderá trazer às suas vidas. Para ultrapassar o medo é preciso reprogramar a mente e olhar, com os olhos da esperança, o que há após a superação do medo. Siga os passos:

1. Defina bem qual é o seu medo. Escreva sua definição em um pedaço de papel. Para isso faça perguntas como: quando eu sinto este medo eu me afasto do que? Quando eu sinto este medo o que de pior poderia acontecer? Quando eu sinto este medo eu sinto-me incapaz do que?

2. Imagine o que há de POSITIVO depois de superar o medo. Escreva sua resposta do outro lado do pedaço de papel. Para isso faça perguntas como: se e quando acontecer isso do que eu tenho medo, então o que virá depois? Se eu fosse capaz de superar o medo, como me sentiria depois? Se eu apagasse o medo da minha mente o que eu veria depois de superar o medo?

3. Diariamente leia o seu MEDO e então vire o papel e leia o que de POSITIVO há depois de superar o medo. Escolha colocar atenção e energia neste lado POSITIVO do papel. Ler (enfrentar) diariamente o seu medo tornará ele menos relevante. Ler (superar) diariamente o que há de POSITIVO após o medo permitirá a criação de novas sensações de superação e esperança. Este é o processo de ressignificação do medo.

Ao realizar esta técnica em um local tranquilo é possível reprogramar a mente. Pode-se inclusive repetir a técnica para diferentes medos. Se eventualmente algum medo persistir, basta repetir novamente a técnica. A técnica é útil não apenas para os medos decorrentes da insegurança do momento atual mas também para algumas fobias, caso no qual um profissional competente poderá melhor conduzir o processo.

Focar na superação é uma forma de ultrapassar o medo. A mente, afinal, realiza.

Márcio Moraes

Psicólgo e Hipnoterapeuta com 20 anos de experiência.

Contatos: https://linktr.ee/drmarciomoraes

Membro:

Ordem dos Psicólogos Portugueses

American Psychological Association

Conselho Federal de Psicologia do Brasil