BACK
Viagem

Formas de conseguir o Visto para Cuba

O visto para Cuba é obrigatório para todos os turistas que planejam uma viagem para o país. Por mais que a burocracia para tirar um documento como este seja sempre algo que assuste a primeira vista, no caso do visto de Cuba há várias opções para realizar o processo e muitas delas podem torná-lo algo bem simples.

Documentos obrigatórios para viajar para Cuba

O visto cubano é só mais um dos documentos exigidos ao viajante para que possa fazer turismo no país. O viajante deve se planejar para que tenha todos em mãos e evite qualquer surpresa desagradável ainda no aeroporto de embarque ou no desembarque em Cuba.

Clique para continuar lendo

Os documentos obrigatórios para viajar para Cuba são:

Visto de turismo (tarjeta turística)

Seguro Viagem válido em Cuba

Certificado Internacional de Vacinação contra a Febre Amarela, emitido no mínimo 10 dias antes do embarque. (Conforme explicado em nota do Itamaraty)

Abaixo vamos apresentar 7 formas de conseguir o visto para Cuba. Ao fim você perceberá que apesar de uma viagem a Cuba ser cercada de muitos mistérios, o processo para conseguir o visto não é um deles.

O visto cubano de turismo é chamado de “Tarjeta Turística”. É uma autorização que permite que cidadãos estrangeiros visitem Cuba a turismo por até 30 dias, prorrogáveis por mais 30, se necessário. Por não ter todo o processo formal de um visto tradicional, a tarjeta turística é facilmente obtida em qualquer representação consular cubana, através de agências de viagens ou, de modo ainda mais simples, diretamente em seu ponto de embarque para a ilha.

No total, vamos listar algumas formas diferentes de conseguir o Visto de Cuba:

Presencial

Por Correio

Via Despachante

No aeroporto no Brasil

No aeroporto de conexão

Nos aeroportos em outros países

Nos portos de embarque de cruzeiros

As duas primeiras são realizadas nas representações consulares de Cuba no Brasil. Estas e mais a opção de fazer o processo junto a uma agência de viagens habilitada, são as formas de o viajante ter o visto cubano em mãos com antecedência. São também os métodos mais burocráticos, que exigem mais documentos a serem apresentados.

Já as opções de retirar o visto cubano diretamente nos portos e aeroportos de embarque, no dia da viagem a Cuba, são bem mais simples. Não exigem qualquer documentação além de seu passaporte e do pagamento da taxa de emissão. São as melhores alternativas a quem mora longe de um consulado ou embaixada cubana.

O visto de Cuba pode ser obtido do modo tradicional, indo pessoalmente a uma representação consular do país. No Brasil existem 4 representações diplomáticas cubanas em funcionamento: a Embaixada, em Brasília, e mais 3 Consulados Gerais, em São Paulo, Salvador e Manaus.

Os endereços, dados de contato e horários de funcionamento de cada representação diplomática cubana no Brasil, são:

Em Brasília:

SHIS QI 5, Conjunto 18, Casa 1. Lago Sul, Brasília-DF | CEP 71615-180

Telefone: (61) 3248-4710 | E-mail: [email protected]

Horário de atendimento consular: de segunda a sexta, de 10h às 13h

Em São Paulo:

Rua Cardoso de Almeida, 2115. Sumaré, São Paulo-SP | CEP 02151-001

Telefone: (11) 2369-8824 ou (11) 2369-8825 | E-mail: [email protected]

Horário de atendimento: de segunda a sexta, de 09:30 às 12:30

Atualmente os vistos são emitidos apenas às segundas, terças e quintas, conforme relato de nossos leitores.

Em Salvador:

Rua Lord Crochane, 66. Barra, Salvador-BA | CEP 40140-070

Telefone: (71) 2137-5647 | E-mail: [email protected]

Horário de atendimento: de segunda a sexta, de 09:30 às 12:30

Em Manaus:

Rua Jacareúbas, 6. Conjunto Kissia, Bairro Dom Pedro, Manaus-AM | CEP 69040-260

Telefone: (92) 3347-8565 | E-mail: [email protected]

Horário de atendimento: de segunda a sexta, de 09:30 às 12:30

O visto cubano presencial, passo a passo

Para solicitar um visto para Cuba nas representações diplomáticas do país no Brasil, o viajante precisa apresentar os seguintes documentos:

Passaporte válido

Passagem aérea com data de ida e volta

Confirmação de hospedagem com endereço

Formulário de visto de turista preenchido

Taxa consular para o serviço paga previamente

Para evitar contratempos, entre em contato com a Embaixada/Consulado escolhido, solicite a confirmação do valor das taxas a serem pagas. O pagamento deve ser feito por transferência bancária em data anterior à solicitação dos serviços consulares. (os dados bancários são enviados por eles por email)

De posse da documentação, não é necessário agendar horário. O visto cubano é entregue na hora, no mesmo dia da solicitação.

Além disso, o requerimento pode ser feito por terceiros – uma só pessoa pode fazer o pedido para a família inteira – e não é necessário ter procuração, mas será cobrada uma taxa extra pelo serviço.

Fique de olho: Seguro Viagem em Cuba é obrigatório para todos os turistas.

O viajante, caso viva numa cidade onde não há representação consular cubana, e queira garantir seu visto de Cuba com antecedência, pode solicitá-lo por Correio junto a Embaixada/Consulado da jurisdição de onde mora.

Os documentos para fazer a solicitação por Correio são:

Cópia do passaporte

Cópia da passagem aérea com data de ida e volta

Taxas consulares para o serviço pagas previamente

Envelope de retorno endereçado e com selos pagos para envio do visto

Ao iniciar a solicitação, entre em contato com a Embaixada/Consulado nos contatos listados acima para confirmar o valor das taxas a serem pagas. O pagamento para quem solicita o visto por via postal também deve ser feito por transferência bancária. (solicite os dados bancários por email ao responsável do setor consular)

Para quem viaja do Brasil a Havana com a Copa Airlines:

Para quem viaja a Cuba com a Copa Airlines, fazendo a conexão na Cidade do Panamá, a empresa oferece aos seus passageiros o visto cubano no balcão de check in, no momento do embarque. O turista não precisa se preocupar em conseguir o documento com antecedência, basta solicitar ao atendente e pagar uma taxa de US$20.