BACK
Entenda por que Alter do Chão está no centro de duas investigações diferentes sobre as queimadas
g1.globo.com

Entenda por que Alter do Chão está no centro de duas investigações diferentes sobre as queimadas

Polícia Civil do Pará e Ministério Público Federal apuram, de forma paralela, se as queimadas de setembro foram originadas em uma área pública municipal ou em outra, de administração federal.

Política

Os incêndios florestais que atingiram a região de Alter do Chão, no Pará, no início do semestre são alvo de duas investigações diferentes. As autoridades discutem de quem é a jurisdição do caso.

Uma das investigações, na esfera estadual, gerou indignação por parte de organizações não-governamentais e ativistas ambientais após quatro voluntários que ajudaram nos esforços de combate ao fogo serem presos nesta semana. Eles foram apontados pela Polícia Civil como suspeitos de atear fogo para lucrar com doações para o combate às chamas.

Os quatro foram presos na manhã de terça-feira (26) e soltos na tarde de quinta, depois que a Justiça concedeu alvará de soltura. O juiz, que na véspera havia negado a liberdade aos voluntários, fez uma "reanálise" do caso após o cumprimento do mandado de busca e apreensão...

Tags: Alter do Chão, Meio Ambiente, ONG's, Amazônia