BACK
Curiosidades

Tubarões da Flórida podem estar se alimentando de cocaína descartada por traficantes

Tubarões ao largo da costa da Flórida podem estar consumindo cocaína lançada no oceano por traficantes de drogas, de acordo com uma nova pesquisa. Isso ocorre à medida que a Guarda Costeira dos EUA afirma ter apreendido até 6.400 quilogramas de cocaína no Mar do Caribe e no Oceano Atlântico apenas no último mês.

Pesquisadores que trabalham na próxima série de TV do Discovery Channel, intitulada “Cocaine Sharks”, relataram ao LiveScience que descobriram que alguns tubarões têm se comportado de maneira estranha na região. Eles realizaram uma série de experimentos em tubarões ao largo das Florida Keys, onde pescadores relataram ter encontrado peixes viciados em drogas.

O biólogo marinho Tom Hird e a cientista ambiental da Universidade da Flórida, Tracy Fanara, afirmam que durante um mergulho, viram um grande tubarão-martelo – uma espécie que normalmente evita os humanos – nadando em direção à equipe de forma agressiva.

Click to continue reading

Os cientistas também realizaram um teste em que colocaram na água um cisne falso ao lado de um pacote de tamanho e aparência semelhantes a um verdadeiro pacote de cocaína que teria sido lançado no oceano por traficantes de drogas.

Para surpresa dos pesquisadores, os tubarões não atacaram os cisnes e, em vez disso, foram direto para os “fardos de cocaína”, tentando dar mordidas neles. Um tubarão até mesmo pegou o fardo inteiro e nadou com ele.

Os cientistas também realizaram um experimento em que criaram uma bola de isca feita de pó de peixe altamente concentrado, que desencadeou uma onda de dopamina nos tubarões, semelhante a um efeito da cocaína. Quando os animais comeram o pó, os pesquisadores dizem que os viram ficar completamente agitados.

“Acho que temos um cenário potencial de como seria se você desse cocaína aos tubarões”, disse Hird. “Demos a eles o que eu acredito ser a próxima melhor coisa. [Isso] incendiou seus cérebros. Foi uma loucura.”

A equipe também lançou falsos fardos de cocaína de um avião para simular uma entrega real de drogas e constatou que várias espécies de tubarões se aproximaram imediatamente dos pacotes.

Os biólogos admitiram, no entanto, que suas pesquisas ainda não provaram que os tubarões estão realmente consumindo cocaína, afirmando que “não temos ideia do que [a cocaína] poderia fazer com os tubarões”. No entanto, Hird expressou esperança de que a divulgação da série documental possa levar a mais pesquisas sobre o assunto, bem como sobre como outros produtos farmacêuticos afetam a vida marinha.