BACK
Saúde

Você salvaria uma vida?

A parada cardíaca é a causa de morte mais frequente no mundo após os 40 anos de idade, você sabia?

Se somarmos os números de casos fatais de AIDS, acidentes de carro e com armas de fogo, câncer de mama e de pulmão, o total ainda será menor do que o número de mortes causadas pela parada cardíaca, e estamos falando apenas do mal súbito, sem que tenha sido causado por nenhum outro evento.

Enquanto todas essas outras causas de mortes precisam ser tratadas em ambiente hospitalar e pouco se beneficiariam de uma simples técnica de socorrismo, as chances de uma vítima sobreviver a uma parada cardíaca podem duplicar ou até triplicar se a massagem cardíaca for feita logo nos primeiros minutos após o coração ter parado.

Click to continue reading

Ao presenciar um mal súbito na rua as pessoas normalmente se ocupam em buscar um carro para levar a vítima ao hospital. Mas essa é a pior providência que podemos tomar. Segundo os médicos especialistas, se o tempo entre a parada cardíaca e o atendimento no hospital for de 5 minutos, 50% dos pacientes já chegará morto. Se este tempo for de 10 minutos, 100% chegará sem vida ao hospital.


Sem o socorro no local, a conta é essa:

• Em 5 minutos, 50% das vítimas de parada cardíaca estarão mortas.

• A partir daí, 10% morrerão a cada minuto que passa.

• Em 10 minutos, a chance é praticamente ZERO... A menos que você ajude!


No imaginário popular a massagem cardíaca é vista como uma manobra muito técnica, isso sem falar que as pessoas não se sentem confortáveis de sequer aprender a executá-la por imaginarem os riscos (ou constrangimentos) de fazer a tal respiração boca-a-boca em um completo desconhecido. De uma forma geral as pessoas têm medo de machucar a vítima fazendo as compressões ou até fazê-la em uma pessoa que não está precisando. Mas convenhamos que é melhor ter feito a massagem em alguém que não precisava do que ter deixado de fazer em alguém que precisava.


As duas boas notícias aqui são: a massagem cardíaca é muito simples e pode ser feita por qualquer pessoa que consiga seguir os três passos necessários. E a segunda é de que nos primeiros e cruciais minutos do socorro às vítimas de parada cardíaca a respiração boca-a-boca pode ser dispensada.


Então vamos lá!
Depois de virar a vítima colocando-a deitada de costas em uma superfície plana, os três passos abaixo devem ser seguidos:

1 - Ligue para o 192, ou, preferencialmente, peça para alguém ligar e vá para o passo 2.

2 - Procure sinais de vida por 10 segundos.

Antigamente se falava em sinais vitais, como buscar a pulsação por exemplo. Mas hoje já se fala em sinais de vida como a movimento respiratório do tórax ou a entrada/saída de ar pelo nariz ou boca da vítima. Se nenhum sinal de vida for observado, siga para o passo 3.

3 - Com os dedos entrelaçados e as mãos posicionadas entre os mamilos - sobre o osso esterno - faça 2 compressões rápidas e curtas a cada segundo, sem intervalos, até o socorro chegar ou a vítima voltar a respirar.

A frequência ideal é entre aproximadamente 100 e 120 compressões por minuto.

É importante não desistir!


A campanha HeartCard não tem qualquer fim lucrativo e a intenção é fazer essa informação chegar ao maior número de pessoas possível. São pessoas comuns, como você, sua família ou amigos, que podem fazer o número de vítimas fatais das paradas cardíacas cair. Em ambientes hospitalares uma parada cardíaca é prontamente atendida por médicos ou enfermeiros, mas fora do hospital, no meio da rua, é somente com pessoas como nós que as vítimas podem contar.


Se você ainda não recebeu um cartão impresso da HeartCard com os passos da massagem cardíaca para guardar em sua carteira, copie as imagens deste artigo e as mantenha em seu telefone celular. As imagens com os passos podem ser muito úteis para que você socorra uma vítima, ou, caso não se sinta apta, as repasse com as instruções para que outra pessoa faça o socorro no local.


Fontes: estatísticas e técnicas de socorro

• AHA - American Heart Association

• American Red Cross 

Tags: Paradacardiaca, CruzVermelha, Massagemcardiaca, CPR, Coração, PrimeirosSocorros, Socorro