BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Índia aprova uso de medicamento desenvolvido em Cuba para tratar pacientes com covid-19
operamundi.uol.com.br

Índia aprova uso de medicamento desenvolvido em Cuba para tratar pacientes com covid-19

Itolizumab já faz parte do protocolo cubano contra covid-19

Saúde

O Centro de Controle Geral de Drogas da Índia (DCGI) autorizou neste sábado (11/07) o uso de um medicamento desenvolvido em Cuba para tratar pacientes em estado grave com o novo coronavírus.

O Itolizumab, originalmente utilizado para tratar linfomas e leucemias, começou a ser produzido pelo Centro de Imunologia Molecular (CIM) cubano e teve seus direitos adquiridos pela empresa farmacêutica indiana Biocon em 2006, logo na fase inicial de produção. A informação é do Cubadebate.

"O estudo randomizado de controle indicou que todos os pacientes tratados com Itolizumab responderam positivamente e se recuperaram. Infelizmente, o grupo controle que não recebeu Itolizumab sofreu mortes", disse Kiran Mazumdar-Shaw, presidente executiva da Biocon, em comunicado.

Click to continue reading

O medicamento é um anticorpo monoclonal e já faz parte do protocolo de atendimento da covid-19 em Cuba. Em entrevista ao jornal cubano Granma, a diretora de Pesquisas Clínicas do CIM, Tania Crombet Ramos, afirmou que o remédio "pode reduzir a secreção de um grupo de mediadores da inflamação, que são conhecidos como citocinas pró-inflamatórias".

"O Itolizumab é uma molécula que foi desenvolvida no CIM para o tratamento de linfomas e leucemias. O dito anticorpo é capaz de bloquear a proliferação e ativação dos linfócitos T, pelo qual se comporta como um modulador imunológico", disse a especialista.