BACK
Paraná Pesquisas: Lula ultrapassa e abre 5 pontos sobre Bolsonaro
revistaforum.com.br

Paraná Pesquisas: Lula ultrapassa e abre 5 pontos sobre Bolsonaro

Paraná Pesquisas é o único instituto que ainda projetava situação de empate técnico na disputa presidencial em 2022. Lula agora vence Bolsonaro e Moro, incorporado ao estudo, no segundo turno. Veja íntegra dos dados.

Política

Único estudo que mostrava Lula (PT) ainda em situação de empate técnico com Jair Bolsonaro (Sem partido), no levantamento anterior, realizado em junho, o instituto Paraná Pesquisas agora coloca o petista à frente do atual presidente, com mais de 5 pontos porcentuais de vantagem.

Nos quatro principais cenários estimulados da pesquisa, divulgada nesta segunda-feira (22), Lula tem a preferência entre 34,9% e 35,8% dos eleitores. Já a preferência por Bolsonaro varia entre 29,2% e 30,1%.

No levantamento anterior do instituto, divulgado em junho, Bolsonaro tinha 36,9% das intenções de votos contra 34,6% de Lula – a margem de erro é de dois pontos porcentuais para mais ou para menos.

Click to continue reading

Ex-juiz da Lava Jato e ex-ministro da Justiça de Bolsonaro, Sergio Moro (Podemos) aparece em terceiro nos três cenários, com índice que varia entre 10,7% e 11,2%.

Ciro Gomes (PDT), que disputava a terceira colocação com José Luiz Datena (PSL) – que não aparece na atual pesquisa -, agora está consolidade na quarta posição, com índice que varia de 6,1% a 6,6% nos quatro cenários.

Brigando para serem efetivados na disputa como candidatos do PSDB – após as prévias fracadas deste domingo (21) -, os governadores João Doria (SP) e Eduardo Leite (RS) surgem na sequência quando são colcocados seus nomes. O paulista marca 3,1% e o gaúcho 1,6%.

Lula vence segundo turno contra Bolsonaro e Moro

Em simulação de segundo turno, Lula tem 42,5% das intenções de voto contra 35,6% de Bolsonaro. Brancos, nulos ou nenhum somam 18,1%.

Contra Sergio Moro, a vitória é ainda mais folgada. Lula marca 40,7% contra 29,8% do ex-juiz. Nenhum, branco ou nulo sobem para 26,1%.

O levantamento dos dados foi feito com eleitores com 16 anos ou mais em 26 Estados e Distrito Federal em 164 municípios brasileiros entre os dias 16 e

19 de novembro de 2021. O grau de confiança é de 95%.