BACK
Viagem

Acordo aprovado em Portugal vai facilitar entrada de turistas brasileiros

Mudança para turistas brasileiros que desejam visitar Portugal. Na última quinta-feira (1º), o Conselho de Ministros de Portugal aprovou um acordo de mobilidade para acelerar os processos de entrada de moradores dos países membros da CPLP (Comunidade dos Países de Língua Portuguesa). Além do Brasil, o acordo, que ainda não tem data para começar a vigorar, vai beneficiar moradores de Angola, Cabo Verde, Guiné-Bissau e Moçambique.

O que mudou com o acordo:

-Os cidadãos da CPLP não vão precisar mais comprovar que têm passagem de volta, com exceção de quando pedirem visto de residência;

Click to continue reading

-Eles também não precisam mais comprovar seguro-viagem e meios de subsistência;

-Os membros da CPLP não serão mais obrigados a se apresentarem presencialmente para pedir o requerimento de visto.

Mesmo antes da mudança, os brasileiros já não precisavam de visto para entrar em Portugal, mas poderiam ter a entrada negada por falta de documentos, como por exemplo, do seguro-viagem e da passagem de volta.

"Isso vem a promover a circulação e a mobilidade dentro do espaço da CPLP com uma regra muito simples, que é que todos os cidadãos de um Estado membro que peçam visto, esse visto deve ser concedido imediatamente, a não ser que haja uma ordem de expulsão ou proibição do espaço Schengen", disse António Costa, primeiro-ministro de Portugal, de acordo com a agência EFE.