BACK
Com apoio massivo, Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara | O TEMPO
www.otempo.com.br

Com apoio massivo, Arthur Lira é reeleito presidente da Câmara | O TEMPO

Recebeu 464 votos -precisava de 257 votos; superou a marca do ex-deputado João Paulo Cunha (PT), que venceu o pleito com 434 votos na eleição de 2003

Política

O atual presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL), foi reeleito nesta quarta-feira (1) para os próximos 2 anos. Ele era o favorito e reuniu o apoio de um bloco formado por 21 partidos que somam 496 deputados. Isso é quase 100% de toda a Câmara. É um apoio histórico, o maior que se tem notícia para uma eleição do tipo. Só ficaram de fora o partido Novo, do candidato van Hattem, e a Federação PSOL-Rede, que apoiou Chico Alencar (PSOL).

Lira recebeu 464 votos no primeiro turno –precisava de 257. Seus adversários Alencar e van Hattem ficaram, respectivamente, com 21 e 19 votos. Foram 5 votos em branco. O resultado supera o recorde do ex-deputado João Paulo Cunha (PT-SP), que venceu o pleito com 434 de 513 votos na eleição de 2003. A reeleição de Lira também chancela o seu movimento de aliado próximo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para o entorno de Lula.

A aproximação de Lira a Lula acontece desde o resultado do segundo turno das eleições presidenciais, em outubro de 2022. Ao contrário do adversário do petista, Lira reconheceu prontamente e em público a vitória de Lula. Também conduziu a aprovação da PEC da Transição e se posicionou contrário aos atos violentos de 8 de janeiro.

Click to continue reading

Em seu discurso antes da votação, Lira abordou a PEC da Transição e expectativas da relação com o Executivo. Também defendeu a liberdade de expressão "desde que isso não ofenda o único regime que a garante, a nossa democracia".