BACK
Política

Ministério não vê necessidade de retomar horário de verão

A área técnica do Ministério de Minas e Energia concluiu que não é necessário retomar o horário de verão em 2023. No entanto, a decisão final sobre uma possível retomada da medida não cabe à pasta.

A decisão de implantar o horário de verão fica a cargo do presidente Lula (PT). As informações são do G1 e do site O Antagonista.

Instituído no Brasil em 1931, pelo então presidente Getúlio Vargas, o horário de verão ocorreu de forma esparsa até 1985, quando passou a ser aplicado anualmente até 2018. Em 2019, o governo do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) cancelou a medida após concluir que não existia impacto na redução do consumo de energia, principal justificativa para a adoção da mudança nos relógios.

Click to continue reading

Segundo o Ministério de Minas e Energia, atualmente, a situação dos reservatórios e a oferta de fontes renováveis são suficientes para garantir o fornecimento de energia. A área técnica da pasta acredita ainda que o comportamento de consumo mudou ao longo do tempo, deixando o horário de verão menos eficaz.