BACK
Política

Moraes critica qualidade da droga no Brasil: “Pior do mundo”

O ministro do Supremo Tribunal Federal (STF), Alexandre de Moraes, criticou a qualidade da cocaína e da maconha produzidas no Brasil. O magistrado deu a declaração durante seu voto a favor da descriminalização do porte de maconha para consumo pessoal.

– Lamentavelmente, um mercado consumidor da droga de menor qualidade do mundo – disse em referência ao Brasil.

Em seu discurso, Moraes sugeriu que usuários de drogas em países europeus morrem menos que os viciados brasileiros. Segundo ele, quando um brasileiro consome droga no exterior o risco de overdose é maior, porque o indivíduo irá consumir a mesma quantidade que usa da droga brasileira. Daí o usuário esbarra no fato de que o entorpecente produzido no exterior é mais “puro”, ao passo de que no Brasil é “batizado”.

Click to continue reading

– No Brasil, a droga é a mais batizada que existe no mundo — seja maconha, seja cocaína. É droga de menor qualidade – apontou Moraes.

O ministro ainda enfatizou que o Brasil é o maior consumidor de maconha e o segundo maior de cocaína.

– Ainda de baixa qualidade (…) Aí, sim, com mais riscos ainda ao usuário.

Pelo voto do ministro, deve ser considerado usuário quem portar entre 25 a 60 gramas de maconha ou seis plantas fêmeas de cannabis.

O julgamento sobre o porte de drogas foi retomado no dia 2 de agosto com o voto de Moraes que, em 2015, pediu vista (mais tempo para analisar o caso) e suspendeu o julgamento.