BACK
Conhecimento

Morre Mikhail Gorbachev, ex-líder da União Soviética

Morreu, nesta terça-feira (30), Mikhail Gorbachev, em Moscou, na Rússia. Ele foi o último presidente da União Soviética e pai da perestroika. As informações são da Agência EFE.

Gorbachev estava com 91 anos. A notícia sobre seu falecimento foi revelada por fontes do Hospital Clínico Central à agência russa RIA Novosti.

– Nesta tarde, após uma longa e grave doença, morreu Mikhail Gorbachev – informaram.

Click to continue reading

Segundo a agência de notícias russa TASS, Gorbachev será enterrado no Cemitério Novodevichy, em Moscou. No mesmo local, estão os restos mortais de figuras proeminentes da história do país e o túmulo de Raisa, esposa do ex-líder soviético.

Gorbachev viveu longe dos holofotes durante anos devido a problemas de saúde. A imprensa local reportou que o político passou meses no hospital devido a uma série de doenças. Em 2019, o último líder soviético foi hospitalizado por pneumonia.

Quem foi Mikhail Gorbachev?

Mikhail Sergeyevich Gorbachev, nascido em 1931, foi o ultimo presidente da União Soviética, e governou durante os anos 1988-91. Gorbachev tomou posse numa época em que a situação econômica da União Soviética deteriorava. Ele introduziu reformas para abrir e restruturar a economia, a política e a sociedade soviética. Essas reformas são conhecidas pelo nome Perestroika. Durante o governo de Gorbachev, a União Soviética e os Estados Unidos – arqui-inimigos durante a Guerra Fria – se aproximaram diplomaticamente, encerrando décadas de hostilidade mútua. Gorbachev também pôs um fim à dominância soviética sobre a Europa do Leste. Em 1990, Gorbachev recebeu o Prêmio Nobel da Paz. No dia 25 de dezembro de 1991, ele renunciou.