BACK
Por que o raio faz zigue-zague? Um estudo curioso responde
www.istoedinheiro.com.br

Por que o raio faz zigue-zague? Um estudo curioso responde

Segundo o estudo, esse formato acontece devido a um canal de oxigênio que se concentra irregularmente à medida que o raio segue para o solo

Curiosidades

O raio poderia simplesmente descarregar em uma linha reta. Mas, ao invés disso, ele sempre acaba se dividindo em “galhos” e formando um zigue-zague no céu.

Essa questão acabou fazendo com que uma equipe de cientistas da Austrália realizasse um estudo sobre por que o raio faz um zigue-zague quando ocorre.

“Sabemos tudo sobre a maioridade das coisas na Terra […]. Mas ainda existem grandes mistérios sobre os velhos raios comuns”. Essa é uma fala do cientista John Lowke da University of South Australia sobre seu estudo que investiga o padrão curioso dos raios.

Click to continue reading

Lowke e seus colegas publicaram um estudo em dezembro de 2022 no Journal of Physics D: Applied Physics onde eles indicam por que o raio faz zigue-zague.

Segundo o estudo, esse formato acontece devido a um canal de oxigênio que se concentra irregularmente à medida que o raio segue para o solo, às vezes por grandes percursos.

Este fato foi percebido após os cientistas tirarem fotos rápidas dos raios, onde é possível ver que antes deles acontecerem, existem cargas de ar ionizado que se dividem no fundo de uma nuvem de tempestades.

Este ar, que também é chamado de “líder”, não pode ser visto a olho nu, mas são eles que formam o padrão em zigue-zague que o raio possui.

Para isso, eles criam uma região com alta concentração de moléculas de oxigênio com um estado de energia inferior ao normal.

Assim, o motivo do raio fazer zigue-zague é explicado devido à alta descarga elétrica nessa região segundos antes do raio acontecer de fato para ficar nesse formato.

Os cientistas viram que o líder pode ter cerca de 50 metros de comprimento. Além disso, quando ele surge, acaba se ramificando em várias direções de forma natural.

Para fazer isso, o “líder” vai descarregando a eletricidade em etapas sucessivas que acontecem em cerca de um milésimo de segundo. Até a etapa acabar, as moléculas de oxigênio vão se dividindo em diversas direções, formando o zigue-zague.

O que causa os raios ainda é um mistério para os cientistas

A maioria das pessoas sabe como os raios acontecem. A explicação mais aceita é que eles surgem quando as nuvens carregadas eletricamente acabam gerando atrito entre suas massas resultando assim em raios no céu.

No entanto, nem todos os cientistas estão convencidos dessa versão da história. Lowke diz que esse fato não é conhecido com certeza, mostrando que ainda há estudos a serem feitos no campo dos raios.

Principalmente porque compreender melhor como os raios funcionam podem nos ajudar a sobreviver de tempestades e até informar melhor onde os pára-raios podem ser instalados em locais altos, como edifícios e mastros de rádios.

Mas, ao menos, já sabemos por que o raio faz zigue-zague. Apesar disso, Lowke afirma que “os mistérios não foram reconhecidos e não são conhecidos pelo público em geral” quando o assunto são os raios.