BACK
STF 'não pode ser medido por pesquisas de opinião', diz Barroso em posse na presidência da Corte
noticias.r7.com

STF 'não pode ser medido por pesquisas de opinião', diz Barroso em posse na presidência da Corte

Ministro assumiu mandato de dois anos à frente do Supremo e do Conselho Nacional de Justiça; Edson Fachin é o vice

Política

O Supremo Tribunal Federal (STF) "não pode ser medido por pesquisas de opinião", disse o novo presidente da Corte, Luís Roberto Barroso, no discurso de posse no cargo, nesta quinta-feira (28). "Sempre estaremos expostos a críticas e insatisfação, e isso faz parte da vida democrática", completou o ministro, que assume um mandato de dois anos à frente do Poder Judiciário.

O ministro falou ainda sobre os atos extremistas de 8 de Janeiro. "A democracia venceu. [...] Precisamos acabar com os antagonismos artificialmente criados para nos dividir", disse. "Justiça seja feita: na hora decisiva, as Forças Armadas não sucumbiram ao golpismo", defendeu.

Barroso disse que vai trabalhar para tornar os processos judiciais mais rápidos em todo o país. "Venho mapeando os gargalos e os pontos de congestionamento do Judiciário", afirmou. Ele ainda destacou "aumentar a participação de mulheres nos tribunais" como uma das prioridades da gestão à frente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), que deve durar dois anos.

Click to continue reading

O novo chefe do Poder Judiciário disse aos presidentes do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), que vai reforçar a harmonia entre os Poderes, "parceiros institucionais que somos".

Homenagem a Rosa Weber

Barroso ainda homenageou a antecessora, Rosa Weber. "Em nome da nação agradecida, em nome dos que sabem distinguir as grandes figuras da história deste Tribunal, eu a reverencio."

"Foi uma emoção, em tão pouco tempo, ver tudo reconstruído", disse o magistrado, em menção aos ataques extremistas de 8 de Janeiro em Brasília e à reconstrução do plenário do STF. Assim como Gilmar Mendes, ele destacou o simbolismo da posse para a democracia brasileira.

Presidente da OAB

"Graças a muito trabalho, inclusive do STF e da advocacia, a Constituição triunfou sobre forças obscuras, nostálgicas do autoritarismo, que pretendiam implodir o Estado democrático de Direito no Brasil. Felizmente, as instituições sobreviveram. E a democracia restou soberana", disse Beto Simonetti, presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), em referência aos atos extremistas de 8 de janeiro.

Simonetti aproveitou para dizer que os advogados têm o direito, por exemplo, de fazer sustenções orais no STF em defesa de clientes. "Reforçamos nossa posição de que cabe ao Supremo Tribunal Federal dar o exemplo de respeito às prerrogativas de quem, repito, exerce uma função essencial à Justiça."

O discurso ocorre em meio à polêmica por causa do julgamento de réus do 8 de Janeiro no plenário virtual do Supremo. A plataforma não permite discussão entre os ministros nem pronunciamentos dos advogados durante a sessão.

Procuradora-geral interina da República

"O Ministério Público brasileiro vem manifestar sua contribuição fraterna", disse a procuradora-geral interina da República, Elizeta Maria de Paiva Ramos, em discurso na posse de Barroso. "Conte com uma atuação socialmente efetiva do Ministério Público, que se traduz no combate a crimes [...] e na fiscalização de leis, que se traduz na defesa das minorias, dos povos indígenas, do ambiente sustentável", afirmou.

Sobre o novo presidente do STF

Ministro do STF desde 26 de junho de 2013, Luís Roberto Barroso é natural de Vassouras (RJ). É doutor em direito público pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (UERJ) e professor titular de direito constitucional na mesma universidade. Autor de diversos livros sobre direito constitucional e de artigos publicados em revistas especializadas no Brasil e no exterior, ele foi procurador do Estado do Rio de Janeiro e advogado.

Barroso também tem mestrado na Universidade Yale (EUA), doutorado na Uerj e pós-doutorado na Universidade Harvard (EUA). Ele já lecionou como professor visitante nas universidades de Poitiers (França), Breslávia (Polônia) e Brasília (UnB).

Como procurador do Estado do Rio de Janeiro, participou de julgamentos marcantes no STF, como a defesa da Lei de Biossegurança, o reconhecimento das uniões homoafetivas e a legalidade da interrupção da gestação em caso de feto anencéfalo.

Como foi

O discurso do novo presidente do STF foi lido na presença do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva (PT); do presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG); do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira (PP-AL); de integrantes dos tribunais superiores; da procuradora-geral interina da República, Elizeta Ramos; do presidente da Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Beto Simonetti; e de familiares e amigos de Barroso e de Edson Fachin, que assume como vice da Corte.

A sessão solene de posse teve início por volta das 16h20, sob a condução da agora ex-presidente do STF Rosa Weber. Maria Bethânia cantou o Hino Nacional. Em seguida, o ministro Luís Roberto Barroso fez a leitura do termo de compromisso para o cargo de presidente do STF e do Conselho Nacional de Justiça (CNJ) e assinou o documento.