BACK
Esta postagem menciona a COVID-19.

Esta postagem pode conter referências à COVID-19

Para obter acesso a informações oficiais sobre o coronavírus acesse o site do Ministério da Saúde.

Saúde

É FALSA notícia do UOL sobre “risco de distúrbio mental” por uso de cloroquina

Agência Estudos Nacionais desmente informação de que o medicamento usado contra Covid-19 provoca efeitos adversos no equilíbrio mental dos pacientes

Agência Estudos Nacionais desmente informação de que o medicamento usado contra Covid-19 provoca efeitos adversos no equilíbrio mental dos pacientes

Uma notícia recente do UOL, no blog Viva Bem, citou um estudo que associou a hidroxicloroquina, medicamento usado no tratamento precoce contra Covid-19, ao “risco de distúrbio mental”. A matéria se referia a uma declaração da agência de medicamentos da União Européia (EMA), “após uma revisão de todos os dados disponíveis sobre os remédios”, embasado em um estudo com seis casos de superdosagem.

Click to continue reading

A notícia reflete a opinião de entidades médicas ligadas à indústria farmacêutica e repete algumas interpretações de médicos baseadas em estudos e observações muito limitados e que trouxeram interpretações questionadas por médicos do mundo inteiro. Vejamos.

Diz a nota da EMA:

“A revisão havia sido iniciada em maio de 2020, após a EMA ter sido informada pela Agência de Medicamentos da Espanha sobre seis casos de desordens psiquiátricas em pacientes com Covid-19 que haviam recebido doses de hidroxicloroquina acima do autorizado”, admitiu o comunicado.

Na nota, a entidade sanitária europeia admite que os efeitos adversos seriam raros e se deram em apenas seis casos, em doses administradas que estavam muito acima do autorizado. Além deste número ser pequeno se comparado à amplitude do uso da hidroxicloroquina no combate ao Covid-19, a efetividade e segurança de qualquer medicamento está baseada apenas em seu uso recomendado, sendo que sua eficácia não pode ser medida através de superdosagens.

Não é verdade, portanto, que uma associação do medicamento com distúrbios mentais poderia ser mais relevante do que associações com riscos eventuais de outros medicamentos, considerados seguros e que nem necessitam de receita.

Diversos médicos vêm utilizando a hidroxicloroquina com grandes índices de cura em pacientes nos primeiros dias da doença. O uso do medicamento, que só é vendido sob receita médica, tem sido administrado por médicos para uso em torno de 5 a 10 primeiros dias da doença.

Mesmo tendo admitido o registro de apenas seis casos adversos e em doses muito acima do autorizado, a nota da agência europeia chega a dizer:

“Já se sabe que a cloroquina e a hidroxicloroquina, mesmo utilizadas em doses aprovadas para indicações autorizadas, podem causar um amplo espectro de transtornos psiquiátricos”.

O que já se sabe é que a hidroxicloroquina é utilizada para tratamento de malária, artrite reumatóide, lupus e outras doenças, que exigem um tratamento bem mais longo, por anos, o que ampliaria ainda mais os riscos do medicamento. O tratamento para Covid-19 está restrito a uma dosagem de 5 a 10 dias, no máximo, o que faz deste uso bem menos arriscado que o tradicional e aceito há décadas.

Apesar de alertar para os riscos, a nota admite que os efeitos colaterais são raros e com “frequência desconhecida”.

“Distúrbios psicóticos e comportamentos suicidas estão listados na bula de alguns medicamentos contendo cloroquina ou hidroxicloroquina como efeitos colaterais raros ou de frequência desconhecida.”

Distúrbios e outros efeitos colaterais estão presentes em diversas bulas de medicamentos vendidos sem receita médica e utilizados há vários anos.

De acordo com o otorrino Carlos Nigro, a hidroxicloroquina tem tido um uso bem-sucedido. O especialista diz não ter notícia de nenhum efeito adverso em um número expressivo pacientes tratados por ele e que foram perfeitamente curados da Covid-19. Pelo contrário: o não uso do tratamento precoce, que inclui a hidroxicloroquina, tem sido associado a complicações da doença.

“Eu já tratei uns 350 [pacientes] e a minha esposa uns 150. Colegas otorrinos daqui e outros amigos médicos, mais uns 500 orientados por mim, nenhum [paciente] precisou de internação. E quando eu pergunto se tal paciente internado, ou que morreu, fez o tratamento precoce, a resposta é sempre ‘Não, não fez'”, explica o especialista.

A hidroxicloroquina “é indicada ― associada à azitromicina ― a partir do diagnóstico da doença (que é clínico, não pelo exame de PCR ou de sangue) na fase inicial da doença (entre o primeiro e o quinto ou sexto dia) por 5 a 10 dias (eu passo quase sempre por 6 dias)”, diz o especialista.

Críticas à medicação envolvem conflito de interesse

O pneumologista Wagner Malheiros vem denunciando o imenso conflito de interesse entre médicos e associações que têm suas ligações com a indústria farmacêutica. Ele classifica como “loucura completa” o comunicado da entidade européia, assim como a notícia do UOL, que dão a entender que um medicamento tradicional e que vem salvando vidas traga riscos maiores que os benefícios observados.

Em 2020, foram diversos os episódios de fraudes científicas envolvendo o conflito de interesse, medicamentos e vacinas. Em julho, os médicos que se manifestam contra a adoção da hidroxicloroquina para tratamento da Covid-19 receberam mais verbas da Gilead Sciences, fabricante do medicamento concorrente, o remdesivir, de acordo com estudo francês. O estudo, recém publicado na revista New Microbes and New Infection, analisou a relação entre a posição de médicos sobre a Hidroxicloroquina e valores financeiros repassados pela empresa farmacêutica que possui a patente do Remdesivir, possível substituto da hidroxicloroquina.

O relatório da pesquisa mostrou a gravidade do problema do conflito de interesses na saúde em meio à pandemia.

Em junho, a própria Organização Mundial da Saúde (OM) voltou atrás da decisão de interromper testes com a hidroxicloroquina, após os estudos da revista Lancet que motivaram a decisão, terem sido criticados por especialistas australianos.

(Texto da Agência Estudos Nacionais.)

Fonte: Brasil Sem Medo