BACK
Governo publica MP que cria Ministério do Empreendedorismo para acomodar França | O TEMPO
www.otempo.com.br

Governo publica MP que cria Ministério do Empreendedorismo para acomodar França | O TEMPO

Presidente Lula faz reunião fechada no Palácio do Planalto com Márcio França e os novos ministros do Centrão: André Fufuca e Silvio Costa Filho

Política

A medida provisória que criou o Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira (13).

A nova pasta que vai ser comandada por Márcio França (PSB) é 38º ministério do governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. A MP precisa ser aprovada no Congresso Nacional em até 120 dias. Estourando esse prazo, ela caduca e perde a validade, ou seja, deixa de existir.

O ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte nasceu do desmembramento da pasta do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, que é liderada pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB).

Click to continue reading

Márcio França era titular do ministério de Portos e Aeroportos até esta quarta. Porém, ele foi substituído pelo deputado federal Silvio Casta Filho (Republicanos-PE).

Com a reforma ministerial em andamento, Lula precisou trocar o alto escalão do governo federal em nome da governabilidade. Com base frágil no Congresso Nacional, foi preciso acomodar políticos do Centrão.

Diante disso, o deputado federal André Fufuca (PP-MA) entrou no lugar da atleta Ana Moser, que foi demitida, do ministério do Esporte.

Cargos oficializados

A oficialização das trocas na Esplanada dos Ministérios foram publicadas em edição extra do Diário Oficial da União (DOU) desta quarta-feira. Ou seja, uma semana após o ministro da articulação política do governo Alexandre Padilha (Relações Institucionais) confirmar a saída as mudanças no alto escalão do governo Lula.

Posse dos novos ministros

A posse de Fufuca e Silvio Costa Filho vão ocorrer nesta quarta na sede dos respectivos ministérios. Ambos chegaram a anunciar a solenidade pelas redes sociais e postaram foto ao lado do petista, mas foram duramente criticados por seguidores nas redes sociais.

O presidente Lula confirmou presença nas cerimônias de posse. Ainda assim, convocou França e os dois novos ministros do Centrão para reunião fechada no Palácio do Planalto ainda pela manhã.